Blog BIO ACS é vida.

GRUPO A CATEGORIA EM 1º LUGAR

Companheiros Participe do nosso Blog e Sejam Bem Vindos !

Total de Acessos em Nosso Blog BIO ACS é Vida.

COMUNICAÇÃO

COMUNICAÇÃO

ASSOCIAÇÃO


terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

DETENTAS RECEBEM CURSO DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE



A aula inaugural do curso de Agente Comunitário de Saúde, ministrado para detentas da Colônia Penal Feminina de Abreu e Lima-PE, (CPFAL), foi realizada neste 26/02. Ao total de 30 mulheres recebem a capacitação. Com a participação no curso as penas serão reduzidas: a cada 12 horas trabalhadas durante três dias haverá um dia a menos de prisão.
Coordenadas pelo Colégio Dom Agostinho Ikas (CODAI), orgão vinculado à Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), as aulas serão realizadas de segunda a quinta-feira, das 08h30 às 11h30 na CPFAL. A iniciativa faz parte das ações do Programa Mulheres Mil, integrado ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), e visa oferecer a oportunidade de qualificação para retorno das detentas ao mercado de trabalho, aliando seus conhecimentos às ações na sua comunidade e família.
“Criar esse curso no âmbito do sistema prisional é uma ideia fantástica porque além de levar a essas mulheres o conhecimento técnico do programa, é passada a questão do empoderamento feminino e do resgate da cidadania”, explica a professora do CODAI Aurenice Pontes Loio Vaz, coordenadora Adjunta do Pronatec Mulheres Mil.
Na grade curricular, haverá módulos que contemplam a compreensão do mapa da vida, pluralidade, português instrumental, matemática básica, direito da mulher, empreendedorismo e formação técnica com conteúdos referentes ao exercício de uma agente comunitário de saúde. As alunas também receberão dicas sobre cuidados com idosos e cuidados com a criança e adolescente. 
A carga horária total do curso é de 400 horas. A previsão de conclusão é para novembro de 2018
FONTE:  leiaja

Nenhum comentário: