Blog BIO ACS é vida.

GRUPO A CATEGORIA EM 1º LUGAR

Companheiros Participe do nosso Blog e Sejam Bem Vindos !

Total de Acessos em Nosso Blog BIO ACS é Vida.

COMUNICAÇÃO

COMUNICAÇÃO

ASSOCIAÇÃO


terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

AGENTES DE SAÚDE CRIAM BIBLIOTECA EM UNIDADE DE SAÚDE

Lucas e sua mãe Ana escolhem livros enquanto
esperam por consulta  (Foto: Wilson Aiello/ EPTV)
 
 
Duas agentes comunitárias de saúde criam uma biblioteca comunitária na Unidade de Saúde da Família (USF) do Jardim Santa Lucia, em Araraquara (SP). O material é doado pelos pacientes e pelos próprios funcionários. O acervo reúne 200 exemplares de diversos gêneros.
 
A biblioteca foi criada com o objetivo de acalmar e descontrair crianças e adolescentes antes das consultas. Além de distrair e passar o tempo, a leitura ajuda a despertar a imaginação dos jovens de um modo diferente.
 
Passa tempo

 Lucas Leandro Rocco, de 10 anos, estava com febre e sem vontade de fazer nada. No dia que foi à unidade animou-se após ver alguns livros. “É bom porque enquanto a médica não chama, a gente pode ler para passar o tempo”, disse ele. A mãe, Ana Lúcia Leandro Rocco, também gostou da ideia. “Acho bom, ajuda enquanto você aguarda a consulta”, completou.
 
A agente comunitária de Saúde Vera Cagnin Ciumine, foi uma das responsáveis pela iniciativa. “O lugar era cheio de cartazes de doenças, a gente tirou e colocou algo mais alegre. O foco é a saúde, não a doença”, disse.
 
Retirada de livros

 A também agente comunitária Viviane Cardoso Marques explicou que os pacientes podem levar os livros para ler em casa.

A estudante Gesilaine Eduarda Mendes, de 17 anos, foi à unidade acompanhar a mãe em uma consulta e decidiu levar um livro para casa. “Começo a faculdade de direito então acho que vai ajudar”, contou.
 
A aposentada Célia Gomes da Silva também aprovou a novidade. “É muito maravilhoso. Cada vez que tiver uma coisa dessas em um posto é muito interessante para o Brasil, né”.
Os interessados também podem doar ou fazer trocas de livros. Para isso, basta ir à unidade que ficar na Rua dos Libaneses (Rua 14).
 
 
 
FONTE: Do G1 São Carlos e Araraquara

Nenhum comentário: