Blog BIO ACS é vida.

GRUPO A CATEGORIA EM 1º LUGAR

Companheiros Participe do nosso Blog e Sejam Bem Vindos !

Total de Acessos em Nosso Blog BIO ACS é Vida.

COMUNICAÇÃO

COMUNICAÇÃO

ASSOCIAÇÃO


domingo, 17 de abril de 2016

CONACS TEM NOVA PRESIDENTE E NO IV CONGRESSO TAMBÉM SAIU PROPOSTA DE UMA PARALISAÇÃO NACIONAL.

A nova presidente da CONACS: 
Ilda Angelica Correia, 
Agente de Saúde do Ceará

Decisão foi tomada durante o VI Congresso da CONACS, em Fortaleza (CE) Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) de todo o País que se reuniram, no dia 11 a 14 de abril, para debater organização sindical e plano de carreira no VI Congresso da CONACS - Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e Endemias.


O encontro, promovido pela Confederação Nacional da categoria, ocorreu em Fortaleza (CE). Implementação e reajuste do piso salarial nacional são outras pautas do evento, que planeja uma paralisação nos estados brasileiros no mês de maio.


Sancionada em 17 de junho de 2014, há quase dois anos o cumprimento da Lei 12.994 – que instituiu o plano de carreira e o piso dos agentes de saúde – é um dos principais desafios dos trabalhadores segundo o presidente da Federação Rondoniense dos Agentes de Saúde (FERAS) e diretor financeiro do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde de Rondônia, Mendes de Souza Aguiar.

Presente no Congresso, o dirigente ressalta o caráter nacional dessas reivindicações e a importância da unidade do movimento durante o protesto marcado para o dia 18/05/2016.

“Nós defendemos a sindicalização. Quando se faz um evento deste porte, a necessidade é de ter uma categoria unida.

Hoje, o trabalhador está com o piso congelado, então foi decidido realizar o Dia D, em maio, para mostrar a relevância dos agentes de saúde.

"No caso de Rondônia, nós vamos paralisar o eixo da BR 364”, conta Mendes.

De acordo com a presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias de Unaí e Região (SINDACS/ACE), Dirce Melo, a defasagem salarial dos servidores chega a 21% e, por isso, a mobilização da categoria deve ser a primeira ordem de cada entidade sindical.

Conforme dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), o salário dos agentes passaria de R$ 1.014,00 para R$ 1.240,00.

“As questões que estão sendo levantadas no Congresso são o tema desta edição – ‘Categoria Unida para a Conquista da Sindicalização e do Plano de Carreira dos ACS/ACE’ – e o reajuste do piso nacional com urgência.

FONTE: CSB - Central dos Sindicatos Brasileiros

Nenhum comentário: