Blog BIO ACS é vida.

GRUPO A CATEGORIA EM 1º LUGAR

Companheiros Participe do nosso Blog e Sejam Bem Vindos !

Total de Acessos em Nosso Blog BIO ACS é Vida.

COMUNICAÇÃO

COMUNICAÇÃO

ASSOCIAÇÃO


quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

PREFEITURA DO PAULISTA-PE, LANÇA APLICATIVO CONTRA O MOSQUITO " AEDES AEGYPTI ", TRANSMISSOR DA DENGUE, ZIKA E CHIKUNGUNYA


De forma pioneira em PE, prefeitura adota Aplicativo e envolve os moradores no combate ao mosquito


Os moradores do Paulista-PE, agora podem contar com uma nova ferramenta contra o Aedes aegypti – transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. 

Lançado nesta quarta-feira (30.12) pela Secretaria Municipal de Saúde, o aplicativo de celular “Xô Aedes” permite a população denunciar os focos do mosquito, enviar a localização para a prefeitura e acompanhar o trabalho de eliminação dos criadouros. 

A ideia é tornar o cidadão coadjuvante nessa luta que mobiliza, atualmente, todos os setores da sociedade. Em Pernambuco, Paulista é a primeira cidade a adotar o App. 

Para baixar o aplicativo, a população precisa possuir um smartphone. O usuário encontra o “Xô Aedes” gratuitamente na loja virtual e pode fazer o download em instantes. No uso da ferramenta, o cidadão precisa fazer um breve cadastro, fornecendo dados pessoais como nome, telefone e e-mail. Em seguida, poderá registrar um possível foco do mosquito e enviar a foto com legenda à Vigilância Ambiental do município.

As demandas encaminhadas pela população serão atendidas num prazo de três a sete dias. Os Agentes de Controle de Endemias (ACE’s) já estão nas ruas e contam com o apoio de 50 Bombeiros Civis. “Além do trabalho de porta a porta que já estamos fazendo, temos um telefone para denunciar possíveis focos, mas a população, às vezes, não tem acesso. O aplicativo vai agilizar o tempo entre a denúncia e a ação dos agentes”, destaca a secretária de Saúde do Paulista, Fabiana Bernart.

Na manhã deste 30/12, as equipes da prefeitura visitaram diversas casas do bairro de Paratibe para falar sobre o aplicativo. O chefe de transporte, Egnaldo Vieira, abriu as portas para os Agentes de Controle de Endemias. “Achei esse aplicativo muito bom porque tem muita gente que não sabe como ajudar a prefeitura nesse trabalho, mas agora vai fica mais fácil”, disse o morador da Avenida Lindolfo Collor.

O superintendente de Vigilância em Saúde do Paulista, Fábio Diogo, explicou que o “Xô Aedes” possui uma página na internet onde o morador pode acompanhar a própria denúncia. “Além do aplicativo que disponibiliza o status da demanda no visor do celular, o cidadão também pode acessar o site:  www.xoaedes.com.br  para conferir se a nossa equipe já atendeu a solicitação dele”, frisou. O gestor adiantou, ainda, que a ferramenta também será usada pelos profissionais da Saúde, porém, com muito mais recursos.

O App “Xô Aedes” foi idealizado por uma empresa paraibana. A ferramenta, que atualmente só funciona no sistema Androide, também vai rodar nos celulares com sistema IOS. A expectativa é de que isso aconteça a partir de 15 de janeiro de 2016.



FONTE:  PAULISTA EM 1º LUGAR

Nenhum comentário: