Blog BIO ACS é vida.

GRUPO A CATEGORIA EM 1º LUGAR

Companheiros Participe do nosso Blog e Sejam Bem Vindos !

Total de Acessos em Nosso Blog BIO ACS é Vida.

COMUNICAÇÃO

COMUNICAÇÃO

ASSOCIAÇÃO


domingo, 29 de dezembro de 2013

MÉDICO ESPECIALISTA E RECONHECIDO MUNDIALMENTE POR IDEALIZAR PROGRAMA DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE, DIZ QUE AGENTES DE SAÚDE PRECISAM DE SUA QUALIFICAÇÃO !


                          Médico Carlile Lavor


Foto: Thiago Gaspar/ Diário do Nordeste


Especialista é reconhecido mundialmente por idealizar o Programa de Agentes Comunitário de Saúde no Ceará, implantado em 1987.

Referência mundial na área de atenção básica de saúde, o médico Carlile Lavor, afirmou, neste sábado 28/12, que a qualificação dos agentes de saúde no Brasil tem sido um problema atualmente. A informação foi dada para o radialista Evandro Nogueira, no programa Sábado Show.
Carlile é reconhecido por idealizar o Programa de Agentes Comunitário de Saúde no Ceará, implantado em 1987, no primeiro mandato do ex-governador Tasso Jereissati. O sucesso da iniciativa foi tão grande que serviu de referência para a implantação do Programa Saúde da Família no Brasil.
O médico afirmou que os problemas na qualificação estão na falta de continuação do curso técnico para agente de saúde. “Foi feito o início desse curso, a primeira etapa, e se parou, esse realmente é um problema grave que a gente tem que retomar, porque os agentes de saúde podem ajudar muito nos problemas da droga, das doenças crônicas, na identificação da violência, mas , para isso, precisa se preparar”, afirmou.
Clique abaixo e Veja matéria e Ouça entrevista completa : 
http://www.verdinha.com.br/noticias/agentes-saude-precisam-qualificacao-afirma-medico-carli...


Falta encarar o sistema de saúde como não sendo apenas o atendimento médico, de acordo com Carlile. ” É difícil enfrentar o sistema de saúde apenas pela medicina especializada, por isso a nossa dedicação a vida inteira para a chamada atenção básica de saúde, que resolve a grande maioria dos problemas e de uma maneira mais barata”, garante.
Coordenador do Escritório Fiocruz no Ceará, Carlile falou sobre a instalação do pólo industrial e tecnológico de saúde no Eusébio. Segundo ele, serão fabricados no Estado, primeiramente, a vacina contra a febre amarela. O médico também falou sobre a mão de obra a ser utilizada. ” A gente precisa de profissionais de alta qualificação, que terão altos salários. Estamos estimulando qualificação, mestrados, doutorados porque vamos precisar”, revelou.

FONTE:
  

Nenhum comentário: