Blog BIO ACS é vida.

GRUPO A CATEGORIA EM 1º LUGAR

Companheiros Participe do nosso Blog e Sejam Bem Vindos !

Total de Acessos em Nosso Blog BIO ACS é Vida.

COMUNICAÇÃO

COMUNICAÇÃO

ASSOCIAÇÃO


quinta-feira, 4 de julho de 2013

DETENTOS ATUARÃO COMO AGENTES PROMOTORES DE SAÚDE DENTRO DAS UNIDADES PRISIONAIS.


Atendimento em Saúde na Casa de Custódia (Foto:Ascom Sejus)


A Secretaria Estadual da Justiça realizou, na manhã desta quarta-feira (03/07), na Escola Penitenciária, a capacitação dos internos que irão atuar como Agentes Promotores de Saúde (APS) dentro das unidades prisionais do Estado. Nesse primeiro momento, o projeto será desenvolvido na Casa de Custódia de Teresina-PI, e na Penitenciária Regional Irmão Guido.

Implementado por meio de uma parceria entre a Sejus e a Secretaria de Estadual da Saúde (Sesapi), o projeto visa capacitar os internos para colaborar com a promoção e prevenção de doenças dentro das unidades prisionais.

De acordo com a Diretoria de Humanização e Reintegração Social da Secretaria Estadual da Justiça, os trabalhos dos Agentes Promotores de Saúde (APS) serão baseados na figura dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS).

Segundo Agatha Knitter, coordenadora de Saúde da Sejus, os reeducandos participantes do projeto terão como benéfico à remissão de suas penas. “Irão participar do projeto, os detentos de bom comportamento, e a cada três dias trabalhados no projeto, esses internos terão eliminado um dia de suas penas”, ressaltou Agatha.

Para Ivone Venâncio, supervisora de Tuberculose da Secretaria Estadual da Saúde, o trabalho que será desenvolvido pelos internos dentro das unidades prisionais será de grande importância. “O trabalho desenvolvido por esses indivíduos será extremamente importante, pois eles serão meios de promoção da saúde dentro dessas unidades”, afirmou Ivone.

Nessa primeira fase, os detentos serão responsáveis pela abordagem de identificação de problemas de saúde mais comuns dentro do sistema prisional, como por exemplo, gripes, tuberculose, hipertensão arterial, dentre outras. Os internos também farão o acompanhamento dos tratamentos que venham ser realizados pelos reeducandos.

Nesta quinta-feira (04/07), será realizado também na Escola Penitenciária a capacitação dos profissionais que atuarão juntamente com os detentos Agentes Promotores de Saúde (APS).


FONTE: PIAUÍ.

Nenhum comentário: