Blog BIO ACS é vida.

GRUPO A CATEGORIA EM 1º LUGAR

Companheiros Participe do nosso Blog e Sejam Bem Vindos !

Total de Acessos em Nosso Blog BIO ACS é Vida.

COMUNICAÇÃO

COMUNICAÇÃO

ASSOCIAÇÃO


quarta-feira, 8 de maio de 2013

TCE - LIBERA A SELEÇÃO SIMPLIFICADA DA SECRETARIA DE SAÚDE DO PAULISTA-PE.




O conselheiro Valdecir Pascoal revogou hoje a Medida Cautelar, monocrática, que havia expedido no dia 26 do mês passado, determinando ao prefeito do município de Paulista, Gilberto Feitosa Gonçalves Júnior, o “Júnior Matuto”, a suspensão de um processo de seleção simplificada para a contratação de 679 profissionais da área de saúde.

Mais de 10.800 pessoas se inscreveram neste certame, porém só foram selecionadas para participar da etapa final cerca de 2.300.

Todavia, como a realização de uma entrevista que seria a etapa final da seleção, o TCE entendeu que o “caráter subjetivo” da avaliação poderia comprometer a competitividade, entendimento que hoje é pacífico tanto na Casa como também no STJ e no STF.

Além disso, o edital continha mais duas graves irregularidades: admitia a contratação de servidores quando a prefeitura já extrapolara o limite de gastos com a folha de pessoal, que é 54% de sua receita corrente líquida, e exigia que os candidatos apresentassem a documentação no ato de inscrição e não do chamamento para a assinatura do contrato. 

Assim, atendendo a uma recomendação do Núcleo de Atos de Pessoal, o conselheiro suspendeu a seleção e notificou o prefeito para, no prazo de cinco dias, apresentar suas contrarrazões.

O RECURSO
  O prefeito interpôs recurso no prazo previsto e, após a análise de sua defesa, o conselheiro relator decidiu revogar a Liminar, porém com determinações à prefeitura para que faça “medidas corretivas” no edital, tais como:

I) Reservar 3% das vagas para deficientes físicos, consoante determina a Constituição do Estado;
II) Exigir a documentação solicitada quando da convocação para contratação do candidato, e não no ato de inscrição;
III) Levantar as necessidades de pessoal na prefeitura para a realização concurso público.
A prefeitura se comprometeu a republicar o edital com as recomendações feitas pelo TCE e reabrir o prazo para inscrições.

Quanto aos gastos com a folha de pessoal, o prefeito informou que houve substancial diminuição no 1º quadrimestre deste ano, o que deixou o município novamente enquadrado na Lei de Responsabilidade Fiscal.
 
O prefeito foi avisado, no entanto, de que o TCE se reserva o direito de examinar posteriormente a legalidade de todas as fases do certame.

Gerência de Jornalismo (GEJO), 08/05/2013
 

Fonte: Site do TCE - PE

Nenhum comentário: