Blog BIO ACS é vida.

GRUPO A CATEGORIA EM 1º LUGAR

Companheiros Participe do nosso Blog e Sejam Bem Vindos !

Total de Acessos em Nosso Blog BIO ACS é Vida.

COMUNICAÇÃO

COMUNICAÇÃO

ASSOCIAÇÃO


domingo, 26 de maio de 2013

MINISTRO DA SAÚDE APONTA FALHA CONTRA GRIPE A.

PAG9 - 260513
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, visitou o GACC e anunciou verba -
Foto: Rogério Marques



Em visita neste 25/05 a São José dos Campos-SP, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, disse que as mortes causadas pela gripe A na região podem ter sido ocasionadas pelo uso tardio do medicamento Tamiflu. 


O ministro esteve na cidade para formalizar a adesão de 38 prefeituras do Vale ao PMAQ (Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica), um incentivo financeiro para as equipes de saúde que melhor atenderem a população.


Segundo Padilha, agentes técnicos da saúde serão encaminhados nos próximos dias para região para investigar as mortes por H1N1. O ministro apontou qual pode ser a principal causa das mortes no Vale. 


"A principal suspeita que o ministério tem é o mesmo que ocorreu no Rio Grande do Sul no ano passado, onde mais de 80% dos óbitos eram de pessoas que tinham algum tipo de doença e menos de 5% tinham iniciado o uso do Tamiflu nas primeiras 24 horas", disse. 


Apesar disso, ele afirmou que vacinar a população fora do grupo prioritário não é uma recomendação da OMS (Organização Mundial da Saúde). "O uso precoce do Tamiflu é o principal para reduzir o óbito e casos graves. Médicos devem prescrever a medicação o mais rápido possível. Não é para esperar sinais graves ou confirmação laboratorial." 

Agenda. 


Alexandre Padilha chegou ao Centro de Formação do Educador Professora Leny Bevilacqua, região norte, acompanhado do prefeito Carlinhos Almeida (PT). Representantes de vários municípios acompanharam a cerimônia. 


O prefeito afirmou que o ministro está à disposição da cidade para auxiliar no combate ao vírus H1N1. "O ministro garantiu todo o apoio necessário. Combinamos de comunicar qualquer nova situação." São José já teve seis mortes --no Vale, foram 10. 


Investimento. 

Padilha visitou o hospital do GACC para ajudar a instituição com investimento financeiro e programa de residência médica. "Temos programa para incentivo de hospitais do câncer. Foi apresentada proposta e encaminharemos ao Fundo Estadual de Saúde mais R$ 3 milhões por ano ao GACC."

São Paulo libera Tamiflu a particular


Para conter o avanço da doença na capital, a prefeitura vai oferecer gratuitamente o Tamiflu também a pacientes com receita fornecida por médicos da rede médica particular. A orientação é que pacientes, parentes ou responsáveis dirijam-se às unidades de saúde com a prescrição médica em mãos. A prefeitura mantém no site uma lista de postos que têm o medicamento.

São José tem 6 mortos pela gripe

A Secretaria de Saúde de São José dos Campos confirmou a sexta morte causada pelo vírus H1N1 este ano na cidade --a décima na região. Com este caso, São José iguala número de mortes registrado em 2009, ano da pandemia do H1N1. A cidade contabiliza 26 casos confirmados da doença. Há ainda 67 pacientes com quadro suspeito.

Renata del VechioSão José dos Campos


 
FONTE: O VALE.

Nenhum comentário: