Blog BIO ACS é vida.

GRUPO A CATEGORIA EM 1º LUGAR

Companheiros Participe do nosso Blog e Sejam Bem Vindos !

Total de Acessos em Nosso Blog BIO ACS é Vida.

COMUNICAÇÃO

COMUNICAÇÃO

ASSOCIAÇÃO


quinta-feira, 28 de março de 2013

UNIDADES DE SAÚDE DE ABRE AOS SABADOS PARA ATENDER CASO DE DENGUE.

As Unidades de Saúde estarão abertas aos sábados (Foto: Divulgação)
As Unidades de Saúde estarão abertas aos sábados (Foto: Divulgação)

A medida visa desafogar os atendimentos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs)


Desde o dia 23 de março, a Prefeitura de Guarujá-SP, vem mantendo atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Saúde da Família (Usafas), entre 8 e 12 horas, somente para atendimento com suspeita de dengue nestes dias.

A medida visa desafogar os atendimentos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), que aumentam com as doenças que surgem nessa época do ano, e a população tenha atendimento próximo a sua residência.

Por conta do feriado prolongado da Semana Santa, excepcionalmente neste sábado (30), as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e as Unidades de Saúde da Família (Usafas) não estarão abertas. Nos demais sábados, as unidades voltam a receber pacientes com suspeita de dengue, das 8 às 12 horas.
Qualquer pessoa que apresente sintomas pertinentes à dengue pode e deve procurar uma das sete Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da Prefeitura: UPA Enseada (Avenida Dom Pedro, s/n), UPA Vicente de Carvalho (Rua São João, 111), UPA Matheus Santamaría (PAM Rodoviária – Avenida Santos Dumont, 995), UPA Perequê (Estrada Guarujá-Bertioga, Quilômetros 7 e 8), UPA Santa Cruz dos Navegantes (Rua Antônio Pinto Rodrigues, s/n) e UPA Boa Esperança (Rua Álvaro Leão de Carmelo, s/n – esquina com a Avenida Mário Daige).

Para prevenir novos casos de dengue, a Secretaria de Saúde mantém ações diárias de combate ao mosquito Aedes Aegypti. Nos locais com maiores incidências, a equipe da Coordenadoria de Combate à Dengue está promovendo, aos fins de semana, mutirões nos bairros.

Morrinhos recebeu o mutirão e foram visitadas 2.361 residências, porém 2.108 estavam fechadas. Uma equipe continuará nesta semana em Morrinhos, enquanto as demais vão atuar no Pae Cará.

Por conta do feriado de Páscoa, nesta semana os mutirões começaram na terça (26) e seguem até quinta-feira (28), passando pelos bairros Pae Cará, Jardim Progresso e Vila Áurea.

Os bairros Santa Cruz dos Navegantes, Vila Júlia, Vila Baiana, Cantagalo e Morrinhos já receberam a ação de combate à dengue intensificada. Durante os mutirões, os agentes comunitários de Saúde e do Controle de Endemias percorrem o bairro orientando os moradores, telando as caixas d’água e promovendo ações com larvicida, quando necessário. Além do trabalho casa a casa da equipe da Saúde, a empresa de limpeza urbana também participará com o caminhão do programa Cata Coisa.
Guarujá mantém as ações de combate e controle à dengue continuamente, independentemente de períodos epidêmicos. O objetivo é monitorar o vírus circulante, favorecendo o controle e a diminuição da letalidade da doença.

Exame Rápido

Guarujá também oferece um teste rápido que identifica a doença em até quatro horas. O NS1, como é chamado, está disponível em todas as unidades Básicas, de Saúde da Família e de Pronto Atendimento na Cidade.

Dúvidas ou denúncias podem ser feitas nos telefones 0800-779-8000 ou 3341-6569.  Além disso, é disponibilizado um e-mail para a comunicação:  dengue@guaruja.sp.gov.br.


FONTE: DIÁRIO DO LITORAL.

Nenhum comentário: