Blog BIO ACS é vida.

GRUPO A CATEGORIA EM 1º LUGAR

Companheiros Participe do nosso Blog e Sejam Bem Vindos !

Total de Acessos em Nosso Blog BIO ACS é Vida.

COMUNICAÇÃO

COMUNICAÇÃO

ASSOCIAÇÃO


quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

SOLDADOS DO EXÉRCITO RECEBEM CAPACITAÇÃO PARA TRABALHAR COM AGENTES DE SAÚDE NO RIO GRANDE DO SUL.


FOTO: DIVULGAÇÃO.

Nesta manhã (28/02) um efetivo composto por 30 soldados do exército recebeu capacitação sobre o controle da febre amarela e dengue, transmitido pelo mosquito aedes aegypti. O treinamento, feito no auditório da Secretaria de Saúde (SMS), capacita os soldados a ajudarem no combate à dengue, conscientizando a população e acompanhando os agentes de Vigilância Ambiental nas visitas domiciliares por 15 dias.
Desde o início de janeiro, os agentes das equipes de Combate à Dengue da Vigilância Ambiental da SMS já identificaram 31 focos de larvas do Aedes aegypti, alguns localizados na região central, mas a grande maioria na Zona Norte do Município. Nesta etapa, as ações de combate à dengue ficarão concentradas em vistoriar as 600 armadilhas distribuídas em pontos estratégicos e visitar as residências, em um raio de 300 metros dos locais em que foram encontrados focos do mosquito.
“Os soldados terão um papel importante nas ações, darão credibilidade nas visitas domiciliares e nos ajudarão a eliminar os criadouros. Os moradores muitas vezes negam a nossa entrada nos pátios, dificultando o trabalho”, conta o agente de vigilância sanitária Janer Duarte. Também para o coordenador do pelotão, Sargento Robledo, juntar esforços no combate à doença é de extrema importância.
Além de material didático, o pelotão recebeu orientações sobre como o mosquito age e a maneira que ele transmite a doença de agentes de Vigilância Sanitária e palestra ministrada pelos biólogos Carla Chalá e Alexandre Viana, descrevendo o círculo evolutivo do mosquito.
Sintomas
Após a picada do mosquito, os sintomas se manifestam a partir do terceiro dia. O tempo médio do ciclo é de 5 a 6 dias.O intervalo entre a picada e a manifestação da doença chama-se período de incubação. Febre, dor de cabeça e dor no corpo, nas articulações e por trás dos olhos são os principais sintomas. Devem ficar atentas, principalmente, as pessoas que estiveram nos últimos 15 dias em área endêmica para a transmissão da Dengue.
Tratamento

A rehidratação oral é uma medida importante e deve ser realizada durante todo o período de duração da doença e, principalmente, da febre. O tratamento da dengue é de suporte, ou seja, alívio dos sintomas, reposição de líquidos perdidos e manutenção da atividade sanguínea. A pessoa deve manter-se em repouso, beber muito líquido (inclusive soro caseiro) e só usar medicamentos prescritos pelo médico, para aliviar as dores e a febre.
Ao ser observado o primeiro sintoma, deve-se buscar orientação médica no posto de saúde mais próximo. As pessoas que já contraíram a forma clássica da doença devem procurar, imediatamente, atendimento médico em caso de reaparecimento dos sintomas agravados com os sinais de alerta, pois correm o risco de estar com dengue hemorrágica, que é o tipo mais grave. Todo tratamento só deve ser feito sob orientação médica.

FONTE: DIÁRIO POPULAR.

Nenhum comentário: