Blog BIO ACS é vida.

GRUPO A CATEGORIA EM 1º LUGAR

Companheiros Participe do nosso Blog e Sejam Bem Vindos !

Total de Acessos em Nosso Blog BIO ACS é Vida.

COMUNICAÇÃO

COMUNICAÇÃO

ASSOCIAÇÃO


quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

DEPUTADO ESTADUAL ZÉ NETO, APELIDADO PELO EX-PRESIDENTE LULA COMO PADRINHO DOS AGENTES DE SAÚDE EM DEFESA DA CATEGORIA NA BAHIA.


Deputado Estadual Zé Neto (PT/BA).


“Atenção Básica é um elemento propulsor em saúde e cidadania”. É o que pensa o líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), deputado estadual Zé Neto (PT). Para o parlamentar, o resultado viria com base em ações “concatenadas, organizadas e integradas a outras áreas”, como segurança, educação, infraestrutura e tecnologia.
"Eu só tenho a louvar essa importante iniciativa que as fundações do Brasil estão tendo nesse instante, de debater o tema. Posso dizer, com muita tranquilidade, que o caminho de uma saúde de melhor qualidade começa pelo primeiro passo e o primeiro passo é a Atenção Básica”, reforçou Zé Neto.

Apelidado pelo ex-presidente Lula de “padrinho” dos Agentes de Saúde da Bahia, por ter proposições em defesa dos interesses da categoria, o deputado governista quer a nacionalização do piso salarial, a seguridade social e a regulamentação do plano de carreira dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias.

“Deixo apenas um pedido: para não esquecerem dos Agentes Counitários de Saúde. Precisamos repensar e ampliar a função desses agentes no contexto da Atenção Básica, do funcionário ao agente, ao médico, ao enfermeiro, ao técnico”, disse Zé Neto, durante reunião da Associação Nacional das Fundações Estatais de Saúde (ANFES), ocorrida no gabinete da Liderança de Governo da ALBA.

Na ocasião, foi eleita a nova Diretoria e Conselho Fiscal da associação
Na ocasião, foi eleita a nova Diretoria e Conselho Fiscal da associação.
Na ocasião, foi eleita a nova Diretoria e Conselho Fiscal da associação. Criada em setembro de 2012, em Brasília, a Associação Nacional das Fundações Estatais de Saúde atua na defesa do modelo jurídico institucionalizado pelas Fundações Estatais em todo o país.

“O papel da Associação é fazer a defesa institucional desse modelo, atuando junto ao parlamento, ao governo federal e aos governos estaduais na tentativa de fazer com que essa gestão inovadora, que atua no Sistema Único de Saúde, tenha um tratamento jurídico", afirmou Tiago Campos, advogado chefe da Fundação Estatal Saúde da Família na Bahia.

Segundo Campos, a Bahia foi pioneira nesta área porque desde o início do governo Wagner, em 2007, o Estado começou uma discussão sobre qual seria o modelo de gestão ideal para três áreas especificas: uma hospitalar, uma área para a retomada da Bahiafarma e outra para a estratégia de saúde da família.

FONTE: CFF/Carlos Eduardo Freitas 

Nenhum comentário: