Blog BIO ACS é vida.

GRUPO A CATEGORIA EM 1º LUGAR

Companheiros Participe do nosso Blog e Sejam Bem Vindos !

Total de Acessos em Nosso Blog BIO ACS é Vida.

COMUNICAÇÃO

COMUNICAÇÃO

ASSOCIAÇÃO


sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

PREFEITURA INTENSIFICA VISITAS DE AGENTES DE SAÚDE PARA O COMBATE À DENGUE.



FOTO: DIVULGAÇÃO.


Em decorrência das chuvas que ocorrem nesta época do ano, a Prefeitura de Vinhedo-SP, por meio da Secretaria de Saúde, tem intensificado desde o início do verão as visitas em residências e estabelecimentos comerciais com objetivo de combater à dengue. Os agentes de saúde visitam os imóveis da cidade para levar orientação sobre eliminação ativa de possíveis criadouros e os sintomas da doença. 

A temperatura alta e a água acumulada são dois fatores que contribuem para a procriação da larva do mosquito transmissor da doença. Por isso, a Prefeitura solicita a contribuição dos moradores para que estejam atentos para evitar água parada, já que a doença é considerada um dos principais problemas de saúde pública em todo o país. “Prevenir a dengue já virou questão de cidadania. As pessoas têm que pensar na dengue dentro de suas casas. São hábitos diários, ações simples, que fazem uma grande diferença, como limpar calhas e piscinas, guardar garrafas de cabeça para baixo, limpar a cada seis meses a caixa d´água que deve ficar vedada, cobrir pneus e dispor corretamente o lixo jogando-o em lugares apropriados. A responsabilidade da dengue está em cada um de nós”, explicou a secretária de Saúde, Nadia Capovilla. 

Segundo o prefeito Milton Serafim é muito importante o planejamento de ações educativas e operações de campo dos agentes de saúde no combate à doença. “As orientações dos agentes de saúde são muito importante para todos. Se um agente visitar a sua casa ou trabalho, receba-o e atenda as suas solicitações para que todos fiquem protegidos. Sem a contribuição da população a Prefeitura não consegue agir de forma eficaz no combate à doença. A dengue é um problema de saúde pública e precisa da ajuda de todos, cada um fazendo a sua parte, para evitar a transmissão”, explicou o prefeito Milton Serafim. 
Para este ano, além da visita domiciliar anualmente e em postos considerados estratégicos a cada 15 dias, a Prefeitura irá realizar palestras em escolas e empresas da cidade para alertar estudantes e funcionários sobre a importância de eliminar possíveis criadouros da dengue. 

A Prefeitura também realizará no decorrer do ano campanhas para recolher recipientes que acumulam água como pneus, garrafas e latas de recipientes em terrenos baldios, casas abandonadas e em construção, durante os mutirões de limpezas que percorrem todos os bairros da cidade. 


Ações permanentes 

As ações de combate à dengue são permanentes no município. A visita dos agentes de campo nas residências de Vinhedo ocorre pelo menos duas vezes ao ano, com entrega de folhetos informativos. 

As operações de bloqueio de foco são desencadeadas a partir da notificação de suspeita ou confirmação de um caso de dengue. São visitados todos os domicílios localizados no raio de 500 metros da propriedade do indivíduo suspeito, além da reforçar as informações junto à população. 

A Secretaria de Saúde intensifica o trabalho em pontos estratégicos da cidade com visitas a cada 15 dias em locais em que há grande quantidade de água acumulada e possíveis criadouros, como cemitérios, borracharias e ferros-velhos. Também são feitas visitas em imóveis considerados especiais, como empresas, hospitais e alguns prédios públicos. 

A população pode denunciar a presença ou mesmo a suspeita de criadouros de larvas do mosquito transmissor da dengue no Setor de Controle de Zoonoses da Secretaria de Saúde pelo telefone 3886-5333. Já informações sobre a doença podem ser obtidas na Vigilância Epidemiológica, pelo telefone 3876-6777. Os dois setores da Secretaria de Saúde ficam situados no Departamento de Vigilância em Saúde, inaugurado no final de 2012, na Avenida João Paffaro, 556, esquina com Rua das Margaridas no bairro Pinheirinho. 

O cidadão que apresentar algum sintoma como febre alta, dor pelo corpo e vermelhidão deve procurar imediatamente a unidade de saúde mais próxima ou a UPA – Unidade de Pronto Atendimento, localizada na Rua Engenheiro Aurélio José Frediani, 45, Jardim Alves Nogueira, ao lado da Delegacia de Polícia e da sede da Secretaria de Transportes e Defesa Social da Prefeitura. 


Cuidados necessários 

Para preservar a saúde da população, elimine da sua casa ou do seu trabalho a água acumulada em calhas, ralos, pratos de vasos de plantas ou pneus; mantenha a caixa d´água bem fechada. Essas atitudes simples podem impedir a proliferação do mosquito da dengue, o Aedes Aegypti. 


Como suspeitar de dengue 

Se tiver febre associada a dois ou mais sintomas como dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores no corpo, manchas vermelhas pelo corpo, pode ser dengue. Neste caso, procure imediatamente o serviço de saúde, beba grande quantidade de água e outros líquidos para se hidratar. Se você tiver dor na barriga, vômitos de repetição, sangramento, irritabilidade ou sonolência, a partir do terceiro dia, pode ser sinal de piora da doença. 

A dengue é uma doença grave e pode matar. Esteja atento! 

No serviço de saúde você receberá atendimento médico, tratamento adequado e acompanhamento


FONTE: PREFEITURA DE VINHEDO

Nenhum comentário: