Blog BIO ACS é vida.

GRUPO A CATEGORIA EM 1º LUGAR

Companheiros Participe do nosso Blog e Sejam Bem Vindos !

Total de Acessos em Nosso Blog BIO ACS é Vida.

COMUNICAÇÃO

COMUNICAÇÃO

ASSOCIAÇÃO


segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

PREFEITO MANDA CONTRATA MAIS DE 70 AGENTES DE SAÚDE.


FOTO: DIVULGAÇÃO


Força-tarefa será montada emergencialmente para combate à dengue no município. Além do início este mês do mutirão de limpeza, a contratação imediata de 72 agentes de zoonoses já foi autorizada para completar o quadro de funcionários. Conforme o novo secretário municipal de Saúde, Fahim Sawan (sem partido), a equipe atual é insuficiente e houve queda no número de visitações de rotina em 2012, ano em que foi registrado o maior total de notificações desde 2007.

O secretário afirma que, com 4.155 notificações de dengue, Uberaba tem o segundo maior índice de Minas Gerais, e a Prefeitura está em estado de alerta. O primeiro lugar pertence à capital, Belo Horizonte. De acordo com Fahim, os relatórios mostram o que pode ser considerado o principal motivo para a volta da doença: a redução no número de agentes de combate e a consequente redução no número de visitações.
O secretário lembra que, logo após a epidemia em 2006, a Prefeitura assinou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público assumindo o compromisso de ter um agente para cada 800 domicílios. Entretanto, no fechamento de 2012, os dados mostram que a média era de um agente para cada 1.200 domicílios. Com  isso, o número de visitações no ano passado caiu consideravelmente: em 2011 foram 684.224 visitações, contra 469.743 no ano passado.

Fahim explica que o número de agentes ao fim de 2012 era de 112, enquanto o ideal seria de 180. Apesar de processo seletivo ter sido lançado no governo anterior, ninguém foi nomeado, de acordo com o secretário. “É um descuido muito grande. Os números mostram que as notificações não cresceram no fim do ano, mas sim ao longo de todo 2012, sendo que no primeiro quadrimestre o índice já era maior do que nos anos anteriores, mesmo assim o número de agentes e visitas caíram drasticamente, ou seja, abriram a porta para dengue entrar novamente”, desabafa.

Segundo o titular da Saúde, os números apontam não só o descumprimento do TAC, mas ainda uma afronta à legislação que determina ao menos um agente para cada mil domicílios.

Devido à situação, o prefeito Paulo Piau determinou a criação de uma força-tarefa para combater o avanço da doença e deu carta-branca para a contratação de mais 72 agentes, chegando assim ao número ideal e que atende ao TAC. “Vamos colocar essa situação com prioridade. Não podemos aceitar que Uberaba passe novamente por uma epidemia. Vamos combater. Não vamos fechar os olhos para essa herança maldita deixada pela administração anterior, esse verdadeiro descaso”, declarou o prefeito.

Além da contratação de agentes, está programado o início do mutirão de limpeza ainda este mês e serão acionados mais dois carros tipo “fumacê” para se juntar aos quatro veículos já mobilizados, sem contar as ações de bloqueio com 11 bombas costais.

A Secretaria Municipal de Saúde também realiza o primeiro Levantamento do Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) para mapear os locais mais infectados da cidade. O resultado deve sair na próxima quarta-feira. Uma reunião entre várias secretárias no começo da próxima semana vai definir as demandas de cada pasta no auxílio no combate à dengue.


FONTE: JM ONLINE

Nenhum comentário: