Blog BIO ACS é vida.

GRUPO A CATEGORIA EM 1º LUGAR

Companheiros Participe do nosso Blog e Sejam Bem Vindos !

Total de Acessos em Nosso Blog BIO ACS é Vida.

COMUNICAÇÃO

COMUNICAÇÃO

ASSOCIAÇÃO


quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

AGENTES DE SAÚDE TEM PALESTRA COM DEFESA CIVIL SOBRE PERÍODO DE CHUVA E RISCOS.


Agentes comunitários de saúde receberam treinamento para saber como prevenir os moradores e o que fazer em caso de emergência.

Objetivo é fazer desses profissionais parceiros importantes no processo de disseminação de informações aos moradores de todo o município.



A Secretaria de Defesa Civil e Trânsito de Cantagalo realizou, no último dia 12 de dezembro, no auditório da Prefeitura, anexo à própria secretaria, em Triângulo, uma espécie de capacitação dos agentes comunitários de saúde, que são profissionais que atuam nas oito unidades do programa Estratégia de Saúde da Família (ESF), órgãos ligados à Secretaria Municipal de Saúde.
Ministrada pelo próprio secretário de Defesa Civil e Trânsito, Gustavo Bard, a palestra teve como objetivo passar para os agentes de saúde a importância da orientação aos moradores das suas respectivas localidades de atuação sobre as formas de prevenção em relação às fortes chuvas de verão.
De acordo com Bard, os agentes comunitários de saúde são extremamente importantes no processo de conhecimento do sistema de Defesa Civil, já que eles são os profundos conhecedores de suas localidades, mantêm contatos permanentes com os moradores e sabem exatamente os riscos existentes nas localidades onde atuam, já que também são moradores dessas áreas. “A prevenção é a melhor saída, porque, antes de mais nada, ela salva vidas”, destacou o secretário.
Durante o evento, os agentes de saúde foram treinados a identificar os riscos e a alertar os moradores. Além disso, receberam orientações sobre os trabalhos que vêm sendo desenvolvidos pela Defesa Civil, como: Plano Municipal de Redução de Riscos; sistema de comunicação via rádio; pluviômetro automático (instrumento que mede a quantidade de chuva precipitada em certa região em dada época), através do Inea (Instituto Estadual do Ambiente), com disponibilização de dados on-line; sensor de descarga elétrica, em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Especiais (Inpe), instalado em Cantagalo; medições pluviométricas em todos os distritos; Plano de Contingência contra Enchentes em São Sebastião do Paraíba, quarto distrito, em parceria com o consórcio que cuida das obras de implantação da Usina Hidrelétrica de Itaocara (UHE Itaocara); e construção do site da Defesa Civil municipal com diversas orientações aos moradores, podendo ser acessado através do endereço eletrônico www.defesacivilcantagalo.rj.gov.br.
A palestra foi encerrada com a apresentação de um vídeo sobre as áreas de risco contendo informações para prevenção. Os agentes comunitários de saúde também receberam a cartilha “Comunidade mais Segura”, que trata exatamente desse tipo de ação, inclusive o que fazer nos momentos de emergência.


FONTE: A VOZ DA SERRA ONLINE

Nenhum comentário: