Blog BIO ACS é vida.

GRUPO A CATEGORIA EM 1º LUGAR

Companheiros Participe do nosso Blog e Sejam Bem Vindos !

Total de Acessos em Nosso Blog BIO ACS é Vida.

COMUNICAÇÃO

COMUNICAÇÃO

ASSOCIAÇÃO


segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

AGENTES DE SAÚDE CRUZAM OS BRAÇOS EM BUSCAM DE MELHORES SALÁRIOS.






Mais de 400 agentes municipais de saúde e endemias, também chamados de amarelinhos, participaram na manhã desta terça-feira, 31, de manifestação em prol de melhoria salarial. Eles se concentraram na Praça da Catedral, por volta das 7h, e logo seguiram para Câmara Municipal e porta da Prefeitura, passando pelas principais ruas de Montes Claros.
O salário base pago aos agentes de saúde em Montes Claros-MG, é de R$ 621,00, contra os R$ 750,00 estabelecidos pelo piso nacional.
– Nós queremos ser atendidos, recebemos hoje um salário mínimo quando deveríamos receber muito mais que isso. Além do que, estamos cumprindo oito horas por dia. Precisamos ser ouvidos – disse Claudinei Barbosa, representante do Sindicado da Saúde.
Com faixas e apitos os agentes pediram à prefeitura municipal a regulamentação do piso salarial nacional, plano de carreira e 14º salário entre outras reivindicações.
-A situação poderá se agravar nos próximos dias, disseram os agentes que prometem fazer a partir da próxima quarta-feira, a Operação Tartaruga.
– Vamos reduzir os nossos atendimentos por tempo indeterminado, a situação não pode ficar do jeito que está – explicou Barbosa.
Os agentes atendem diariamente entre 25 a 30 residências. Confirmam que continua alarmante o risco de epidemia de dengue no município, uma vez que de cada 10 casas visitadas por eles, 5 apresentam foco do mosquito Aedes Aegypti.
– Vamos atender somente cinco casas por dia – completou Barbosa.
Segundo ele houve repasse do governo federal para que os agentes recebessem 14º salário desde 2010, porém, eles nunca receberam este dinheiro.
Está marcada para o próximo dia 14, nova assembleia para discutir a questão salarial e os rumos da Operação Tartaruga.
O presidente da Câmara de Municipal vereador Valcir da Ademoc (PTB) afirmou que os vereadores apoiam a manifestação. Na semana passada, o vereador já havia discursado sobre os baixos salários pagos pelo município aos profissionais da saúde, e do risco de epidemia de dengue no município.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, dentro de uma semana, eles devem apresentar uma contraproposta para as reivindicações dos agentes.

FONTE: Lucilene Porto - O Norte

Nenhum comentário: