Blog BIO ACS é vida.

GRUPO A CATEGORIA EM 1º LUGAR

Companheiros Participe do nosso Blog e Sejam Bem Vindos !

Total de Acessos em Nosso Blog BIO ACS é Vida.

COMUNICAÇÃO

COMUNICAÇÃO

ASSOCIAÇÃO


domingo, 25 de novembro de 2012

VIGILÂNCIA PEDE QUE MORADORES PERMITAM ACESSOS DOS AGENTES DE SAÚDE.

Foto: Rafa Marin - Especial DP


Deve-se evitar qualquer forma de acúmulo de água, mesmo em pequenas quantidades
A Equipe de Combate à Dengue, formada por agentes da Vigilância Ambiental, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), tem encontrado dificuldades para acessar as residências nos quarteirões das regiões consideradas “áreas de foco” em Pelotas-RS, nas quais em abril e março deste ano, foram identificados dois focos de larvas do aedes aegypti, o mosquito da dengue.

“O Ministério da Saúde (MS) nos orienta a visitar 100% das casas em um raio de 300 metros do local em que for encontrado um foco, mas admite até 90%. Abaixo disso, o trabalho não é considerado significativo. Nós temos 29 agentes e começamos as visitas em 22 de outubro. Faz um mês e só conseguimos atingir 60% do total porque enfrentamos resistência da população e encontramos muitos imóveis fechados, mesmo retornando mais de uma vez. Para garantir que Pelotas continue sem dengue, precisamos que a população colabore”, apela a bióloga Carla Simone de Almeida Chalá, responsável técnica pelas ações de Combate à Dengue.

Locais visitados

Estão sendo visitados os quarteirões que compreendem os retângulos formados pelas ruas Major Cícero até Marechal Floriano Peixoto e da Marcílio Dias até Marechal Deodoro, e outro da Marechal Floriano até Três de Maio e da avenida Saldanha Marinho até a General Osório - que abrangem as regiões do Camelódromo, Guanabara, Praça 20 de Setembro (IFSul) e Libanesa. Carla solicita que as pessoas que moram nestas áreas fiquem atentas e, caso ainda não tenham sido visitadas pela equipe de Combate à Dengue, que entrem em contato com a Vigilância Ambiental.

“Houve um caso em que a síndica de um condomínio sequer permitiu a entrada dos agentes. Devido a esse tipo de atitude e pelo grande número de imóveis fechados que encontramos, além de outros abandonados, ainda faltam 400 residências para chegarmos à meta. É muito importante que a comunidade se sensibilize e entenda que a ação para acabar com possíveis criadouros de larva é essencial, é rápida e beneficia a todos”, argumenta a bióloga. Ela disse que sempre que um imóvel é encontrado fechado, o agente deixa um recado padrão, com o contato da Secretaria, para que o morador informe o melhor dia e horário para ser encontrado. Carla salienta que a equipe está trabalhando também aos sábados para flexibilizar os horários e conseguir visitar as moradias, sobretudo de estudantes, que em geral estão fechadas.

Identificação

Os agentes da equipe de Combate à Dengue estão devidamente uniformizados e com carteira de identificação. Em caso de dúvidas, o morador pode telefonar para a Secretaria (53.3284-7759 e 3284-7770) e confirmar a identidade do servidor. O setor funciona nos mesmos horários em que os agentes estão nas ruas – das 8h às 12h e das 13h30 às 18h.

Dica importante no combate à dengue

A larva do mosquito se reproduz em água limpa. Assim, deve-se evitar qualquer forma de acúmulo de água, mesmo em pequenas quantidades.


FONTE: DIÁRIO POPULAR

Nenhum comentário: