Blog BIO ACS é vida.

GRUPO A CATEGORIA EM 1º LUGAR

Companheiros Participe do nosso Blog e Sejam Bem Vindos !

Total de Acessos em Nosso Blog BIO ACS é Vida.

COMUNICAÇÃO

COMUNICAÇÃO

ASSOCIAÇÃO


sexta-feira, 26 de outubro de 2012

MINISTÉRIO DA SAÚDE FACILITAR VACINA CONTRA GRIPE PARA OBESOS E DIABETICOS EM 2013.

Reprodução EPTV
A partir de 2013, vacina contra a gripe deve focar mais em pacientes crônicos
A partir de 2013, vacina contra a gripe deve focar mais em pacientes crônicos
Ministério da Saúde pretende facilitar, a partir de 2013, o acesso à vacina contra a gripe para pacientes crônicos, como obesos mórbidos, diabéticos, pessoas que fizeram transplantes de órgãos ou medula e aquelas que estão com baixa resistência do sistema imunológico, por causa de doenças como o HIV ou medicamentos.
Além desses grupos, serão alvo outros indivíduos considerados mais vulneráveis, como os que têm problemas respiratórios, cardíacos, renais, hepáticos e neurológicos crônicos. Também terão prioridade mulheres que deram à luz há menos de um mês e quem tem síndrome de Down.
A ação deve começar na próxima campanha contra o vírus influenza, no primeiro semestre do ano que vem, e pretende atender seis milhões de pessoas. O ministério informa que 35 mil postos de saúde da rede pública devem reforçar as doses.
A medida serve para evitar que essas pessoas fiquem ainda mais doentes e agravem as condições que já apresentam. Nesses casos, a gripe tende a ser mais forte e ter complicações.
Outros alvos tradicionalmente prioritários nas campanhas são crianças menores de 2 anos, idosos, gestantes, profissionais da saúde, presidiários e indígenas. Este ano, a meta de vacinação desses grupos era de 80% e foi superada, chegando a 86,24%.
A vacina contra a gripe protege contra os três principais tipos de vírus que circularam no inverno no ano anterior – um deles é o da gripe suína (H1N1). Duas vezes por ano, em fevereiro e setembro, a Organização Mundial da Saúde (OMS) divulga a composição das doses necessárias para os hemisférios Norte e Sul.
O principal sintoma da gripe é febre (mais de 38° C), tosse, fraqueza, dor de cabeça, de garganta e no corpo. A maioria dos casos se cura sozinha, mas pacientes com doenças crônicas podem precisar de atendimento médico imediato. Uma boa forma de prevenção, segundo o ministério, é cuidar da higiene pessoal, como lavar as mãos várias vezes por dia e proteger a própria tosse ou o espirro com um lenço descartável ou com o cotovelo.

Fonte: G1

Nenhum comentário: