Blog BIO ACS é vida.

GRUPO A CATEGORIA EM 1º LUGAR

Companheiros Participe do nosso Blog e Sejam Bem Vindos !

Total de Acessos em Nosso Blog BIO ACS é Vida.

COMUNICAÇÃO

COMUNICAÇÃO

ASSOCIAÇÃO


segunda-feira, 29 de outubro de 2012

DIA MUNDIAL DA PSORÍASE (CONFIRA)

 
FOTO: DIVULGAÇÃO

O Eventos tem como objetivo conscientizar a população sobre a doença, que já atinge mais de dois milhões de brasileiros

 
Na semana em que é lembrado o Dia Mundial da Psoríase (29 de outubro), a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) promove a Campanha Nacional de Conscientização da Psoríase. Com o slogan “Viva sem barreiras — Curta, abrace e compartilhe”, a SBD promove uma semana de eventos, que visam conscientizar a população sobre a doença.
A ação contará com a presença das Associações de Portadores da Psoríase, que levarão funcionários, voluntários e pacientes às ruas do Rio de Janeiro, São Paulo, Fortaleza, Porto Alegre, Brasília e Recife.
Segundo as coordenadoras da campanha, Dra. Cláudia Maia e Dra. Luna Azulay, a expectativa é de que pelo menos 100 mil pessoas sejam abordadas e aprendam a como identificar a doença, que não é contagiosa e não tem cura, mas pode ser controlada com o tratamento junto ao dermatologista.
— Diferentemente de outras campanhas de saúde, o foco desta vez não é o atendimento, mas sim a conscientização da doença pelo público leigo, com a finalidade de acabar com o preconceito — comenta a Dra. Luna.
No Rio, a SBD vai montar um estande na Cinelândia, das 9h às 15h, onde médicos voluntários darão informações sobre a doença.

Causas

A psoríase é uma doença crônica marcado por inflamações na pele recobertas com escamas esbranquiçadas que aparecem, em geral, no couro cabeludo, cotovelos e joelhos. Também podem ser acometidas as unhas e as articulações. O mal pode se manifestar em qualquer fase da vida, mas, na maioria das vezes, se apresenta antes dos 35 anos.

A incidência é a mesma para homens e mulheres. É uma doença que apresenta uma tendência genética podendo ser desencadeada por estresse emocional, alcoolismo, tabagismo, infecções de vias áreas superiores e medicamentos usados no controle da pressão arterial e antidepressivos.

Tratamentos

A doença não é contagiosa e pode ser controlada. O tratamento depende do quadro clínico do paciente, variando de aplicação de medicações tópicas, nos casos mais brandos, a tratamentos mais complexos, com remédios imunossupressores e biológicos, estes a mais nova e promissora arma no combate à doença por atuar no sistema imunológico controlando a inflamação e são utilizados nos casos mais graves.

A programação pode ser conferida no site www.diamundialdapsoriase.com.br.


 FONTE: O GLOBO SAÚDE E JANGUADEIROS ONLINE.

Nenhum comentário: