Blog BIO ACS é vida.

GRUPO A CATEGORIA EM 1º LUGAR

Companheiros Participe do nosso Blog e Sejam Bem Vindos !

Total de Acessos em Nosso Blog BIO ACS é Vida.

COMUNICAÇÃO

COMUNICAÇÃO

ASSOCIAÇÃO


quinta-feira, 4 de outubro de 2012

04 DE OUTUBRO DIA NACIOANAL DOS ACS.

4 de outubro - Dia nacional do Agente Comunitário de Saúde (ACS)


 
ACS Michele, Soninha e Beth

Postado em 04/10/2012  


Agente Comunitário de Saúde, cargo instituído por lei em novembro de 2007. Os agentes promovem ações de campo que visam a promoção da saúde e a prevenção de doenças.
Os ACS surgiram em 1991, quando o Ministério da Saúde (MS) implantou o Programa Agentes Comunitários de Saúde (PACS), baseado em experiências bem-sucedidas no Ceará e em Pernambuco. A profissão foi reconhecida em 2002 e regulamentada em 2006, mesmo ano em que foi publicada Emenda Constitucional que possibilitou a efetivação dos ACS enquanto servidores públicos nos municípios do País.
“Hoje, os ACSs são extremamente importantes na construção do Sistema Único de Saúde (SUS), especialmente no âmbito da Atenção Primária à Saúde, junto às Equipes de Saúde da Família (ESF). Por seus vínculos estreitos com as comunidades onde atuam, os ACS articulam ações essenciais no campo da vigilância e da promoção da saúde, identificando agravos nos territórios de atuação, mobilizando a comunidade e agindo como integradores de diferentes políticas públicas que, além da saúde, promovem a cidadania”, cargo instituído por lei em novembro de 2007. Os agentes promovem ações de campo que visam a promoção da saúde e a prevenção de doenças.
 
A todos os ACS deste Brasil:  PARABÉNS !!!
 
FONTE: CMS Dr. Eithel Pinheiro de Oliveira Lima.

Nenhum comentário: