Blog BIO ACS é vida.

GRUPO A CATEGORIA EM 1º LUGAR

Companheiros Participe do nosso Blog e Sejam Bem Vindos !

Total de Acessos em Nosso Blog BIO ACS é Vida.

COMUNICAÇÃO

COMUNICAÇÃO

ASSOCIAÇÃO


quarta-feira, 27 de junho de 2012

SAÚDE INAUGURA INFORMATIZAÇÃO MODELO PARA O SUS NACIONAL.

FOTO DIVULGAÇÃO

O Centro de Saúde (CS) Santo Antônio, localizado no Parque Vista Alegre, região Sudoeste, inaugurou na última quarta-feira, dia 20, o projeto piloto de informatização da saúde de Campinas, que será modelo para a inclusão digital de unidades de saúde de todo o país.


O CS recebeu investimentos em infraestrutura, equipamentos de informática e treinamento, para contar com total apoio das ferramentas tecnológicas no desenvolvimento de suas atividades.

O secretário de Saúde, Fernando Brandão, representou o prefeito Pedro Serafim no evento e elogiou o empenho da equipe. “Com a inauguração deste modelo sabemos que acertamos no que deve ser feito na informatização dos dados da saúde. 
Esse modelo será usado em todo o Sistema Único de Saúde (SUS) e difundido em todo o Brasil
Mais uma vez a saúde de Campinas faz história a nível nacional”, destacou Brandão.

O custo da obra foi de R$ 110 mil, com recursos próprios. O próximo CS a receber a informatização será o Capivari, também na Sudoeste, seguido do São Marcos na Norte, Taquaral na Leste, Orosimbo Maia na Sul e Pedro Aquino (Balão do Laranja) na Noroeste. A previsão é de uma inauguração há cada dois meses.

Implantação

Para avaliar quais equipamentos teriam um impacto maior para atingir estes objetivos e quanto seria necessário investir em cada unidade, a Informática de Municípios Associados S/A (IMA) e a Secretaria de Saúde fecharam um acordo para a implantação de um Projeto Piloto de Informatização dos Centros de Saúde, em outubro de 2011.

O presidente da IMA, Pedro Jaime Ziller, ressaltou a sinergia entre as diversas equipes, seja da Secretaria de Saúde, da IMA ou do Centro Integrado de Monitoramento de Campinas (CIMCamp) para a implantação de todo o projeto.

“Não é fácil criar uma coisa nova. Mas a união e o empenho de todos possibilitou a realização deste sonho de ter uma unidade de saúde totalmente informatizada, um projeto que deve ser replicado em Campinas e, com a implantação do Cartão SUS Metropolitano, em toda a RMC”, disse.

Por sua proatividade e engajamento no uso das ferramentas tecnológicas, o CS Santo Antônio foi o escolhido para o projeto. Nesse processo, a unidade recebeu novos equipamentos de informática, além de investimentos em treinamento e infraestrutura.

Em março deste ano, foram concluídos os trabalhos de melhoria na rede elétrica e implantação da rede de dados. No mesmo mês, a conectividade foi ampliada de 1 Mbps para 3 Mbps full, ou seja com garantia do fornecedor de que esta será a banda disponível para utilização da unidade em 98% do tempo.

Também em março, a unidade recebeu 21 novas estações de trabalho, equipamentos em quantidade e performance adequados às atividades desenvolvidas pelo centro. Além disso, foram instaladas quatro impressoras, duas delas especialmente voltadas para a impressão do Cartão SUS, leitores de códigos de barra, para automatizar a leitura do cartão SUS, câmeras web, para videoconferências e um scanner com mesa digitalizadora para digitalização de documentos.

Paralelamente, a equipe do CS Santo Antônio passou por cursos oferecidos pela IMA para poderem aproveitar o máximo das facilidades que estes equipamentos e o sistema SIGA podem trazer para o desenvolvimento de suas atividades.

Em abril, os agentes de saúde receberam 11 notebooks e a coordenação do Centro um notebook
A unidade também passou a ser monitorada pelo CIMCamp, que implantou 4,5 quilômetros de fibra ótica e cinco câmeras de vigilância na unidade. Por fim, o CS Santo Antônio passou a integrar o Programa Campinas Digital, oferecendo acesso gratuito à internet aos seus usuários, através da tecnologia WiFi.

Benefícios

Embora a informatização melhore sensivelmente as condições de trabalho dos profissionais da Saúde, os maiores beneficiados pela informatização serão os próprios usuários da unidade, estimados em 15 mil pessoas.

Com o cartão SUS em mãos, ao chegar à recepção, a identificação dos pacientes será automática, diminuindo o tempo de espera e, eventuais, filas. Antes era necessário localizar o prontuário entre milhares de pastas para encaminhamento ao médico. Agora, as informações sobre o paciente são acessadas no computador, com todas as informações referentes à sua saúde. Além disso, os registros dos procedimentos realizados pelo médico são feitos eletronicamente, agilizando o atendimento e acabando com o trâmite em papel. Isso traz mais comodidade e segurança para o paciente.

A coordenadora do Santo Antônio, Denise Cury, que destacou a agilidade das informações. “Antes a gente tinha que preencher planilha à mão e eu tinha cinco agendas enormes na minha mesa. Agora é tudo digital. Outro benefício é a gestão, porque, eu sei, por exemplo, quando alguma doença está afetando mais a região e preparo a equipe para isso”, explicou Denise.

Agentes de saúde, com seus notebooks, fazem o registro on line das visitas que realizam, o que diminui o seu trabalho (antes, após as visitas, eles tinha que digitar todas as informações) sobrando mais tempo para cuidar da saúde dos pacientes atendidos.

A agente de saúde Nair Scaramuzza é servidora há quase nove anos e recebeu das mãos do secretário um notebook que será utilizado nas visitas. “A gente recebeu um ótimo treinamento com o pessoal da IMA e vamos ganhar muito tempo. Trabalho a tanto tempo que conheço até as pedras do caminho e agora vou poder consultar os dados das famílias que eu atendo imediatamente. Ganhamos muita agilidade” declarou a agente.

Todas estas informações disponibilizadas em tempo real permitem aos gestores quantificar a sua produção e verificar com maior agilidade e clareza o que precisa ser melhorado em termos de atendimento.

No futuro, com a implantação do Cartão SUS em todo o território nacional, uma meta do Ministério da Saúde, e a integração dos sistemas de informatização, todo cidadão poderá ser atendido em qualquer Centro de Saúde do País, com mais segurança e confiabilidade, uma vez que os médicos terão acesso instantaneamente a todas as informações cadastradas em seu prontuário.]

Segurança

Além dos equipamentos de informática, o CS recebeu também câmeras e monitoramento em tempo real da CIMCamp. O monitoramento será feito dentro da própria unidade e na central da cidade.

Para o diretor da CIMCamp, Marcos Ferreira, além de garantir segurança, o sistema vai permitir o monitoramento futuro de outras unidades. “Passamos fibra ótica para a informática e as câmeras do Hospital Ouro Verde até aqui. Agora temos a possibilidade de implantar o monitoramento nas escolas e outras unidades de saúde neste caminho”, explicou.

Siga-Saúde

O elemento central da informatização na área de Saúde é o SIGA (Sistema Integrado de Gestão de Atendimento), um software desenvolvido pela Prefeitura de São Paulo e, através da Informática de Municípios Associados S/A (IMA), implantado também em Campinas. Em março do ano passado, este sistema foi escolhido pelo Ministério da Saúde para ser o software padrão para gestão dos recursos e serviços prestados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em todos os municípios brasileiros.

Com a implantação do Siga, uma série de procedimentos exigidos pelo Ministério da Saúde para o repasse de recursos federais aos municípios passa a ser automatizada.

Ao mesmo tempo em que ele agiliza o recebimento destes recursos, o software provoca uma verdadeira revolução tecnológica nos procedimentos que hoje são adotados pelos profissionais da área, tendo impacto direto na melhoria do atendimento à população.

Ele permite a emissão do cartão de identificação do paciente usado no SUS. Por meio desta identificação é possível recuperar instantaneamente, na tela do computador, todas as informações referentes aos tratamentos que o paciente portador do cartão já tenha recebido, quando e onde foi tratado, quais medicamentos está tomando, qual o diagnóstico e o encaminhamento dado, além de outras informações sobre seu histórico de saúde.

Com a implantação do SIGA consolidada em Campinas, era preciso cuidar de outros aspectos necessários para a informatização da área da Saúde, como a melhoria de infraestrutura de dados e fornecimento de equipamentos para as unidades, bem como a melhoria de conectividade com a Internet.

Fonte: Portal novidade

Nenhum comentário: