Blog BIO ACS é vida.

GRUPO A CATEGORIA EM 1º LUGAR

Companheiros Participe do nosso Blog e Sejam Bem Vindos !

Total de Acessos em Nosso Blog BIO ACS é Vida.

COMUNICAÇÃO

COMUNICAÇÃO

ASSOCIAÇÃO


terça-feira, 19 de junho de 2012

AGENTES DE SAÚDE FAZEM MANIFESTAÇÃO POR MELHORES CONDIÇÕES DE TRABALHO.

No fim da manhã uma comissão de representantes dos agentes foi recebida pelo secretário de governo Jorge Tasso e pelo presidente da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), Bernardino Albuquerque, que descartaram a exoneração imediata dos 242 agentes, e justificaram que o estado ainda aguarda um posicionamento legal para uma possível efetivação dos trabalhadores.


Ainda segundo o secretário de governo, em uma semana deve ser concluído um parecer técnico e jurídico que vai definir o futuro desses agentes contratados por meio de processo seletivo, mas que podem ser beneficiados por uma lei federal, que dispensa concurso público para os profissionais que comprovem o exercício da profissão, até a data da lei publicada em outubro de 2006.



Mais de 500 agentes de endemias do estado estiveram reunidos hoje em frente a sede do Governo, em Manaus-AM, para protestar por melhores condições de trabalho. Eles fecharam a rua e o trânsito ficou caótico. Houve confusão entre manifestantes e motoristas.

Uma mulher passou mal e precisou de ajuda médica.

Os servidores do estado reclamam que trabalham 240 horas durante o mês, mas recebem por apenas 180 horas. A jornada diária é de oito horas, mas só ganham por 6 horas de trabalho. Alguns também não estariam recebendo o benefício do vale-transporte.

O agente de endemias, Tanailson Almeida, mostra o contracheque já com as gratificações, e o salário não passa dos R$ 534, bem abaixo do salário mínimo. "O nosso salário era para ser corrigível, automaticamente de acordo com o salário mínimo. Desvio de função, tem gente que trabalha como motorista, microscopista, e assim sucessivamente não ganha nada."

Mais de mil agentes atuam em todo o estado do Amazonas, 900 só na capital. A maior parte do trabalho desses profissionais é na rua, atuando principalmente em campanhas de prevenção de doenças como dengue e malária.


Repórter Juliano Couto
Imagens José Galvão
Fonte: http://www.band.com.br

Nenhum comentário: