Blog BIO ACS é vida.

GRUPO A CATEGORIA EM 1º LUGAR

Companheiros Participe do nosso Blog e Sejam Bem Vindos !

Total de Acessos em Nosso Blog BIO ACS é Vida.

COMUNICAÇÃO

COMUNICAÇÃO

ASSOCIAÇÃO


terça-feira, 1 de maio de 2012

PROGRAMA QualificACS.

Renovar os modelos de Educação em Saúde, essa é a proposta do quarto módulo do Programa QualificACS, que será iniciado no dia 03 de maio, às 8h30, na Igreja de São Paulo, no bairro Areia Branca. Nesta etapa do Programa, que visa ampliar a qualificação dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) de Petrolina-PE, serão desenvolvidas várias oficinas, no intuito de construir um espaço educativo, com foco na troca de experiências entre atores de diversas áreas. Um espaço para que profissionais e representantes dos movimentos sociais e populares socializem o jeito de fazer das práticas de educação popular.

Uma Tenda será montada coletivamente para acolher rodas de conversa e diversas expressões da arte popular, como teatro de fantoches, literatura de cordel, debates, exibição de filmes, etc. “A Tenda já é uma marca do movimento de educação popular, onde articulamos as nossas práticas e interagimos com estudantes, técnicos, professores, profissionais e militantes de movimentos sociais. Esse espaço se configura como um lugar de troca entre o meio acadêmico e a comunidade, além de proporcionar a construção de conhecimentos em saúde”, explicou a facilitadora da oficina, Sandra Helena Possidio.

“Nesse módulo da capacitação, vamos trabalhar com três componentes: o desenvolvimento de outras formas de linguagens voltadas para a saúde, ações educativas com os grupos do Programa e o estímulo à ação educativa, respeitando o saber popular”, contou o coordenador de Promoção à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Silvoney Junior, ressaltando que a partir das oficinas, os agentes comunitários poderão incorporar novas técnicas e replica-las no seu trabalho diário, facilitando a comunicação com a comunidade.

O QualificACS integra o programa de educação permanente em saúde da SMS e tem como finalidade estimular nos agentes, o desenvolvimento de habilidades de educadores em saúde, a partir da discussão de diversos temas. O Programa é desenvolvido pela Coordenação de Promoção à Saúde e executado pela equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).


Texto: Eneida Trindade

FONTE: Blog do Banana



Nenhum comentário: