Blog BIO ACS é vida.

GRUPO A CATEGORIA EM 1º LUGAR

Companheiros Participe do nosso Blog e Sejam Bem Vindos !

Total de Acessos em Nosso Blog BIO ACS é Vida.

COMUNICAÇÃO

COMUNICAÇÃO

ASSOCIAÇÃO


quinta-feira, 10 de maio de 2012

EMBARCAÇÃO PARA ATENDER ÁREAS RIBEIRINHAS E RURAIS EM RONDÔNIA.


A Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Saúde realizou a entrega de um veículo fluvial (embarcação) ao Programa Saúde da Família, para atender as necessidades da equipe área rural/ribeirinha que prestam atendimento ao Distrito de Surpresa. O novo veículo vai facilitar o trânsito da equipe que realizam as visitas tanto no distrito, quanto nas comunidades vizinhas.

Uma pesquisa do Ministério da Saúde revelou que a grande maioria da população brasileira apóia o Programa da Saúde e reconhecem sua importância e eficiência no país. O veículo fluvial 0 km foi entregue no dia 04 (sexta-feira) e será utilizado para trazer mais eficiência no atendimento da comunidade rural/ribeirinha (surpresa). A secretaria de saúde quer qualificar e facilitar o transporte de equipes de Saúde da Família da sede para os distritos e assim assegurar atendimento às famílias que moram mais distantes dos serviços de saúde.

A Saúde da Família entendida como uma estratégia de reorientação do modelo assistencial, operacionalizada mediante a implantação de equipes multiprofissionais em unidades básicas de saúde. Estas equipes são responsáveis pelo acompanhamento de um numero definido de famílias, localizadas em uma área geográfica delimitada. As equipes atuam com áreas de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais freqüentes, e na manutenção da saúde desta comunidade. A responsabilidade pelo acompanhamento das famílias coloca para as equipes saúde da família a necessidade de ultrapassar os limites classicamente definidos para a atenção básica no Brasil, especialmente no contexto do SUS.

O trabalho de equipes da Saúde da Família é o elemento-chave para a busca permanente de comunicação e troca de experiências e conhecimentos entre os integrantes da equipe e desses com o saber popular do Agente Comunitário de Saúde. As equipes são compostas, no mínimo, por um médico de família, um enfermeiro, um auxiliar de enfermagem e 6 agentes comunitários de saúde. Quando ampliada, conta ainda com: um dentista, um auxiliar de consultório dentário e um técnico em higiene dental.



Fonte: ASSESSORIA


Nenhum comentário: