Blog BIO ACS é vida.

GRUPO A CATEGORIA EM 1º LUGAR

Companheiros Participe do nosso Blog e Sejam Bem Vindos !

Total de Acessos em Nosso Blog BIO ACS é Vida.

COMUNICAÇÃO

COMUNICAÇÃO

ASSOCIAÇÃO


terça-feira, 22 de maio de 2012

AGENTES DE SAÚDE ANUNCIAM QUE PODEM ENTRA EM GREVE NOVAMENTE.


                                                                 FOTO: MAURI MELO


Menos de uma semana após a confirmação de que Fortaleza-CE,  vive epidemia de dengue, agentes de saúde e endemias anunciaram que podem parar. 

A reivindicação do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Sanitaristas no Ceará (SINASCE) é a falta de fardamento e protetor solar. O anúncio da possível paralisação foi feito ontem em Messejana, durante o Mutirão Anual Fortaleza Bela nos Bairros Contra a Dengue na Regional VI.

O SINASCE, afirma ainda que houve descumprimento do acordo por parte da Prefeitura, que teria descontado 6% do vale-transporte no salário dos agentes em abril, mesmo tendo dito que não o faria. O entendimento com a Prefeitura se deu após a greve dos agentes, iniciada em janeiro e finalizada em 5 de abril. Ontem, em conversa com o presidente do SINASCE, Luís Cláudio Celestino, a prefeita Luizianne Lins garantiu que nesta semana ocorrerá uma reunião para detalhar o caso.

“Posso até analisar essa questão dos vales-transporte. Agora, dar vale-transporte para quem não estava indo para as casas? Senão as pessoas pensam que greve é brincadeira”, afirmou a prefeita. Segundo ela, durante o acordo coletivo com os agentes, a Prefeitura “deixou bem claro” que os dias parados seriam descontados.

O presidente do SINASCE disse, por sua vez, que os trabalhadores não estão satisfeitos e que é “uma falta de compromisso” do poder municipal descumprir pauta do acordo coletivo, que assegurava fardamento e protetor solar. “Não existe protetor solar e os agentes trabalham oito horas por dia expostos ao sol. Tem agente que até puxa do bolso o dinheiro para executar o trabalho. Isso é motivo suficiente para a categoria paralisar as atividades”.

Mutirão


O primeiro bairro beneficiado no mutirão contra a dengue é o Ancuri, cujas visitas tiveram início na última quinta, com serviços nas comunidades do Parque Santa Maria e Santa Fé. Conforme Gil Pinheiro, secretário-executivo da SER VI, Messejana é o centro irradiador da região. Entre janeiro e a terceira semana de abril, a regional, que concentra 43% da população de toda a Capital, já recebeu atendimento em 374 mil domicílios. O chefe de endemias da SER VI, Cristiano Sobral, explica que as visitas devem acontecer a cada 40 dias úteis.

ENTENDA A NOTÍCIA

A duração da greve dos agentes de saúde e endemias teve início no fim de janeiro e foi encerrada no dia 5 de abril. No momento em que a Prefeitura, em parceria com o Governo Federal, investe R$ 5 milhões para o combate da dengue, a greve dos agentes poderá ser retomada.

Serviço
Para denunciar ou pedir visita de técnicos da Prefeitura, ligue para o Distrito Técnico de Endemias da sua Regional

Regional I: (85) 3433 6823/6879
Regional II (atende demandas do Centro): (85) 3241 4758
Regional III: (85) 3488 3256/3255
Regional IV: (85) 3433 2885
Regional V: (85) 3105 3093
Regional VI: (85) 3452 9359
 

Juliana Diógenes


FONTE:  Jornal de Hoje.


 

Nenhum comentário: