Blog BIO ACS é vida.

GRUPO A CATEGORIA EM 1º LUGAR

Companheiros Participe do nosso Blog e Sejam Bem Vindos !

Total de Acessos em Nosso Blog BIO ACS é Vida.

COMUNICAÇÃO

COMUNICAÇÃO

ASSOCIAÇÃO


quinta-feira, 15 de março de 2012

GOVERNO AUTORIZA RETOMADA DE CURSO PARA FORMAÇÃO DE AGENTES DE SAÚDE.

O Curso, paralisado em 2007, deverá capacitar os 5.600 ACS em atividade no Piauí


 
(Foto:Kalberto Rodrigues/PK)
 
Governador autoriza retomada de Curso para Agente de Saúde


O Governador Wilson Martins autorizou nesta quinta-feira (15) a retomada do Curso Técnico de Agentes Comunitários de Saúde realizado pela Escola Técnica do SUS/Secretaria Estadual de Saúde, paralisado desde 2007 após a realização da primeira etapa formativa.

Wilson Martins autorizou a realização das duas etapas finais contemplando cerca de 5.600 Agentes Comunitários de todo o Estado. O anúncio foi feito durante reunião com representantes da categoria , no Palácio de Karnak.

“Nós já temos parte do recurso na Secretaria e o governador garantiu a complementação. Vamos realizar dois módulos de 400 horas cada. Com isso vamos conseguir ofertar o curso para todos os agentes comunitários de saúde em atividade no estado”, detalhou Conceição Rodrigues Santos, gerente de desenvolvimento e qualificação da Sesapi.

Silvana da Silva Lira, presidente da Federação dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias do Estado do Piauí, disse que essa era uma reivindicação antiga dos profissionais da área, que é municipalizada, e que espera a retomada o mais breve possível do curso.

Os Agentes Comunitários fazem parte do Programa de Agentes Comunitários de Saúde, integrante do Saúde da Família.

As ações dos ACS são acompanhadas e orientadas por um supervisor lotado em uma unidade básica de saúde.

Cabe aos agentes de saúde servir de elo entre as comunidades e os serviços de saúde, prestando orientações acerca de cuidados em saúde, vigilância epidemiológica, registro de nascimentos e doenças de notificação compulsória e ações básicas de saúde dentro de seu nível de competencia.

CONFIRA: Governo do Estado do Piauí.

Nenhum comentário: