Blog BIO ACS é vida.

GRUPO A CATEGORIA EM 1º LUGAR

Companheiros Participe do nosso Blog e Sejam Bem Vindos !

Total de Acessos em Nosso Blog BIO ACS é Vida.

COMUNICAÇÃO

COMUNICAÇÃO

ASSOCIAÇÃO


sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

AGENTES DE SAÚDE FAZEM CURSO PARA IDENTIFICAR CASOS SUSPEITOS DE HANSENÍASE.

A Secretaria Estadual de Saúde Roraima (Sesau), por meio da Gerência do Núcleo de Controle de Hanseníase, realiza curso de capacitação aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) de todo o estado. A ideia é detectar de forma precoce os casos de hanseníase.

Para isso, os ACSs passam por treinamento sobre sinais, sintomas e tratamento da doença.

O evento aconteceu nesta quarta-feira, 15, durante todo o dia, na Fundação Universidade Virtual de Roraima (Univirr).

São 213 agentes participando do curso. Segundo a gerente do Núcleo de Controle da Hanseníase, Viviane Aguiar, o Estado pretende evitar casos de incapacidades e deformidade causada pela doença.

Por isso, o treinamento é direcionado aos agentes, pois eles estão mais perto da população. A agente do município de Boa Vista Helena de Souza visita, pelo menos, oito famílias diariamente. “Com o curso, ficarei mais atenta aos sinais da doença”, afirma.

]Durante as visitas domiciliares, os agentes escutam queixas dos pacientes e têm a oportunidade de observar os moradores. Caso detecte sinais ou sintomas da doença, o paciente é encaminhado à Unidade Básica de Saúde (UBS), onde será atendido pelo técnico de enfermagem, enfermeiro ou fisioterapeuta. Os profissionais farão o teste de sensibilidade. Se os testes forem positivos em relação à ausência de sensibilidade, há mais chances de o usuário está com a doença. Com isso, ele será encaminhado ao médico que determinará o tipo de tratamento.

Segundo Viviane, os pacientes diagnosticados com a doença, além de serem acompanhados pelo médico, receberão atendimentos dos ACSs. “Daí a importância da capacitação, pois eles acompanham o tratamento dos pacientes. Em casos de doses supervisionadas, o agente tem de estar presente quando a pessoa tomar a primeira dose do medicamento”, disse.

Viviane destaca ainda que o Estado vem trabalhando para fornecer o melhor atendimento e tratamento aos pacientes com hanseníase. Em 2011, a Sesau capacitou enfermeiros, fisioterapeutas e técnicos de enfermagem sobre ações de controle e prevenção de incapacidades em hanseníase. Hoje, os profissionais são referência no acompanhamento e no tratamento. Está previsto para este ano, curso direcionado aos médicos.
A hanseníase é fácil de diagnosticar, de tratar e tem cura.

Porém, se tratada tardiamente, pode trazer graves consequências para os portadores e seus familiares, devido às lesões que os incapacitam fisicamente. “Estamos investindo na prevenção, pois depois de instalada a hanseníase deixa marcas”, enfatiza.
 

Rebeca Alencar



FONTE: RORAIMA EM FOCO.

Nenhum comentário: