Blog BIO ACS é vida.

GRUPO A CATEGORIA EM 1º LUGAR

Companheiros Participe do nosso Blog e Sejam Bem Vindos !

Total de Acessos em Nosso Blog BIO ACS é Vida.

COMUNICAÇÃO

COMUNICAÇÃO

ASSOCIAÇÃO


terça-feira, 27 de setembro de 2011

MAIS SAÚDE PARA OS AGENTES DE SAÚDE.

No dia 16 de Setembro, a Secretária Municipal de Saúde lançou o Programa Cuidando do Cuidador, em todas as unidades de saúde do município.
 
O Programa é focado para atender os Agentes de Saúde, que vão passar por avaliação médica, psicológica, nutricional, saúde bucal e realização de preventivo dentre outros cuidados.
 
Na Unidade de Vida Nova Caji, serão avaliados 29 agentes, a partir das 8h. A ideia é promover qualidade de vida e prevenção de doenças. Serão atendidos cerca de 250 profissionais.

Esta é mais uma ação do Programa Saúde da Família, da Secretária Municipal de Saúde de Lauro de Freitas-BA.
 
As Unidades de Saúde do município ficarão responsáveis por uma área de atendimento, pautadas em três pilares: prevenção, promoção e reabilitação.
 
Em casos de dificuldade no deslocamento, a equipe médica também faz atendimento em domicílio. Com os resultados das ações do Programa, será possível fazer um mapeamento dos problemas de saúde em cada comunidade.

Segundo a dentista Vera Lúcia Góes, dar atenção àqueles que representam a população é um passo muito importante para estabelecer um elo recíproco com a comunidade. “Me sinto importante, realmente especial.
 
A gente só faz cuidar do povo, mas também temos dificuldades quando precisamos de atendimento.
 
Esta ação é uma maneira de fazer justiça”, comemora a Agente Comunitária Eliana Brandão.

De acordo com a médica Fernanda Guimarães, doenças crônicas como hipertensão, diabetes e parasitoses intestinais são alguns dos problemas mais apresentados pelos pacientes que procuram a Unidade de Saúde do Caji. Para a psicóloga Luciana Fromming, casos de depressão, ansiedade, violência doméstica e dependência química estão entre as principais ocorrências. “É fundamental que os agentes estejam preparados e saudáveis para poder enfrentar as adversidades de alta complexidade que eles encontram pela frente”.

Fernanda também chama atenção para a Roda de Terapia Comunitária, que acontece todas as quartas a partir das 9h, na Unidade de Saúde do Caji, em Vida Nova, criada para que as pessoas possam compartilhar suas histórias e aprender através da lição de vida dos outros.

 
 
PARABÉNS AOS GESTORES DA Secretária Municipal de Saúde de Lauro de Freitas-BA. PELO PROGRAMA, QUE POR SINAL É DE SUMA IMPORTANCIA PARA NOSSA CATEGORIA EM TODO BRASIL QUE  É TÃO CARÊNTE DE SAÚDE, POR INCRIVEL QUE PAREÇA.
 
BIO ACS

Nenhum comentário: