Blog BIO ACS é vida.

GRUPO A CATEGORIA EM 1º LUGAR

Companheiros Participe do nosso Blog e Sejam Bem Vindos !

Total de Acessos em Nosso Blog BIO ACS é Vida.

COMUNICAÇÃO

COMUNICAÇÃO

ASSOCIAÇÃO


segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Aula inaugural do Curso Técnico para Agentes Comunitários de Saúde.

O Prefeito do Recife-PE, João da Costa, participa, nesta segunda-feira (12), a partir das 14h, da aula inaugural do Curso de Formação Técnica de Agentes Comunitários de Saúde.

A realização é da Secretaria de Saúde do Recife, por meio da diretoria Geral de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde e diretoria Geral de Atenção à Saúde.

O encontro acontecerá no Centro de Convenções e deverá reunir todos os Agentes de Saúde do Município, um universo de 1.600 profissionais. O evento contará com a presença do secretário de Saúde do Recife, Gustavo Couto; e do assessor executivo da pasta, Tiago Feitosa, além de diretores e gerentes da secretaria.

O curso será realizado em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (Escola de Saúde Pública de Pernambuco) e com a Universidade de Pernambuco (Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças). A Secretaria de Saúde do Recife contou também com a participação dos trabalhadores, através de sua entidade representativa: SINDACS-PE, no processo de construção do curso.

De acordo com os organizadores do curso espera-se que os profissionais desenvolvam competências sobre aspectos teórico-práticos relativos à atenção básica e suas interfaces de atuação, proporcionando conhecimento reflexivo e crítico para atuação neste campo.

As aulas terão a duração de nove meses e serão dadas pelos profissionais da rede municipal. Nelas, os novos técnicos aprenderão analisar criticamente a realidade de sua comunidade, compreendendo sua dinâmica social e histórica; desenvolverão estratégias que potencializem a relação entre sua prática e a mobilização pela garantia do direito à saúde, com articulação entre as políticas públicas e as necessidades reais da população; participarão do controle social, contribuindo com ações que promovam a participação da população nos espaços de organização política; irão gerenciar de forma qualificada seu processo de trabalho; realizar escuta qualificada das necessidades de cuidado dos sujeitos e coletivos; realizar planejamento e avaliação das ações em conjunto com a equipe de saúde da família; participar ativamente do acolhimento dos usuários do serviço, qualificando o acesso ao cuidado; elaborar e operacionalizar, em conjunto com equipe de Saúde da Família, e equipe de referência, projetos terapêuticos singulares; realizar visita domiciliar, identificando riscos potenciais à saúde das famílias de sua área, atuando junto à equipe, e outros setores, de modo a intervir sobre estes, entre outras atribuições.

A grade curricular será bastante extensa e rica em conteúdo. Abordará desde a Reforma Sanitária Brasileira e Políticas Públicas em Saúde, até o modelo de Atenção e gestão à Saúde de Recife e seus dispositivos: Acolhimento; Projeto Terapêutico Singular; clinica ampliada/matriciamento e co-gestão, passando ainda pelo papel social do ACS junto às comunidades do Recife: caminhos históricos percorridos e situação atual da profissão.

O curso – As aulas transcorrerão no horário de expediente das equipes, sendo necessário que o estudante dedique 8 horas semanais para as aulas presenciais, que serão distribuídas em dois turnos à tarde.

O curso contará também com a realização de carga-horária complementar a partir de oficinas vivenciais. As turmas serão divididas por Distrito Sanitário, sendo compostas por aproximadamente 30 estudantes por docente. Cada docente será responsável pelo acompanhamento integral dos estudantes do início ao final do curso.


FONTE:  BLOG DE JAMILDO

Nenhum comentário: