Blog BIO ACS é vida.

GRUPO A CATEGORIA EM 1º LUGAR

Companheiros Participe do nosso Blog e Sejam Bem Vindos !

Total de Acessos em Nosso Blog BIO ACS é Vida.

COMUNICAÇÃO

COMUNICAÇÃO

ASSOCIAÇÃO


segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Governo esclarece as demissões dos Agentes de Vigilância em Saúde.




Secretária de Estado de Saúde realizou coletiva de imprensa para esclarecer as demissões dos agentes de vigilância em saúde.

Na manhã da ultima terça-feira, 16, agentes de vigilância em saúde fizeram uma manifestação pacífica em frente à Assembléia Legislativa reivindicando aos parlamentares uma conversa sobre as demissões.

Os manifestantes reivindicavam uma possível prorrogação do contrato para o mês de dezembro, que tem vencimento dia 31 de agosto. Às 17 horas, a Secretária de Estado de Saúde, Suely Melo, realizou uma coletiva à imprensa para prestar esclarecimento sobre o caso.

Os Agentes de Vigilância em Saúde foram contratados pelo Pró-Saúde através de Processo Seletivo para atuarem na epidemia de dengue. Em razão do surto que foi matéria em rede nacional, foram realizados dois tipos de contratos, um com prazo determinado e outra com prazo indeterminado.

Os contratos com prazo determinado tiveram início em outubro e novembro de 2010 com término em 31 de agosto próximo e 72 agentes se enquadram neste formato. Outros 46 agentes foram contratados por prazo indeterminado, ocorre que por razão do concurso realizado pela Prefeitura, terão seus contratos rescindidos no dia 30 de setembro.

“Com as novas contratações feitas por meio de processo seletivo realizado pela Prefeitura, serão convocados ao trabalho, cerca de 166 Agentes. A guerra contra a dengue continua e esse episódio não impede o combate ao mosquito transmissor”, esclarece a Secretária de Estado de Saúde, Suely Melo.

Após a coletiva, a secretária se reuniu com representantes dos agentes de endemias e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Acre (Sintesac), Antônio Daniel. Também estavam presentes, o deputado estadual e médico, Eduardo Farias que recebeu os agentes pela manhã na Assembleia; a diretora administrativa do Pró-Saúde, Izilda Carlota Grasso e a gerente do departamento de vigilância em saúde, Izanelda Magalhães.

Na conversa, os agentes reivindicaram o direito de prolongar o contrato argumentando que as demissões são injustas, já que passaram por um processo seletivo.

A secretária explicou que a gestão foi descentralizada. O governo vai repassar a verba para a Prefeitura que realizou concurso e será responsável pelas contratações desses agentes e até outubro deve chamar os aprovados para trabalhar.

“Todos os agentes, inclusive vocês que estão aqui, foram avisados para fazer o concurso, acontece que alguns fizeram e passaram, outros fizeram e não passaram e outros nem tentaram. O que está acontecendo agora não é novidade”, disse Suely.

Segundo a secretária, uma das próximas ações contra dengue é fazer um trabalho intensivo de conscientização nas escolas com a mobilização de 90 mil crianças para que levem pra casa e pra a vizinhança o que aprenderam.

Ela disse ainda que o Ministério da Saúde preconiza que o ciclo de visitas domiciliares seja realizado a cada 44 dias, mas em Rio Branco sempre foi realizado a cada 22 dias.

Agora, como não está mais em epidemia este ciclo vai ser a cada 35 dias.


FONTE: ORB

Nenhum comentário: