Blog BIO ACS é vida.

GRUPO A CATEGORIA EM 1º LUGAR

Companheiros Participe do nosso Blog e Sejam Bem Vindos !

Total de Acessos em Nosso Blog BIO ACS é Vida.

COMUNICAÇÃO

COMUNICAÇÃO

ASSOCIAÇÃO


quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Funesa inicia qualificação de Agentes Comunitários de Saúde.

A Fundação Estadual de Saúde (Funesa), por meio da Escola Técnica do SUS (ETSUS/SE), deu inicio  na segunda-feira, 8, à primeira turma do curso de qualificação básica profissional para Agentes Comunitários de Saúde (ACS).

A turma que é composta por 46 alunos do município da Barra dos Coqueiros, está com as aulas sendo ministradas no auditório da Clínica de Saúde da Família na sede do município, no horário da tarde.

Para acolher os alunos nessa nova etapa a coordenadora da ETSUS, Eliane Nascimento, juntamente com  a equipe e a coordenadora da Atenção Básica do município, Silvania Carla, conversaram com os alunos sobre o trabalho e a história da Funesa, o objetivo do curso, a importância para a qualificação da prática deles junto à comunidade.

Além disso, fizeram a entrega de pastas e livro do aluno, entre outras orientações e esclarecimentos sobre a implementação das aulas.

O Curso tem carga horária total de 400 horas, com previsão de conclusão no dia 30 de dezembro de 2011 e objetiva qualificar os ACS para o trabalho junto à equipe de saúde da rede de atenção básica, como profissional crítico, reflexivo e ético, transformador da realidade, contribuindo com a atenção integral prestada ao usuário.

O material didático utilizado pelos alunos nesse curso é uma produção da Funesa.

Ações da Etsus destinadas aos ACS

Em 2010 um total de 1915 ACS concluíram essa qualificação básica; 1007 participaram de capacitação sobre Prevenção da Morte Materna e Neonatal; 1060 foram capacitados na política de álcool e drogas com enfoque no Crack.

Para 2011 a previsão é capacitar 2.017 ACS na qualificação básica e na política de álcool e drogas com enfoque no Crack.



FONTE:  JORNAL DA GRANDE ARACAJÚ

Nenhum comentário: