Blog BIO ACS é vida.

GRUPO A CATEGORIA EM 1º LUGAR

Companheiros Participe do nosso Blog e Sejam Bem Vindos !

Total de Acessos em Nosso Blog BIO ACS é Vida.

COMUNICAÇÃO

COMUNICAÇÃO

ASSOCIAÇÃO


quarta-feira, 1 de junho de 2011

Agentes de saúde são capacitados para atender pacientes com câncer.

Agentes Comunitários de Saúde (ACS) de Porto Seguro-BA (a 723 Km de Salvador) participaram de palestra com o tema “Saúde emocional dos ACS e seus pacientes oncológicos, na visão da Psicooncologia”.

Promovida pela Associação Ciranda Viva, a palestra abordou a necessidade do comprometimento do ACS no atendimento ao paciente com câncer.

“Queremos ser facilitadores dessa relação, para que haja um despertamento do olhar do agente comunitário de saúde sobre a rotina do paciente oncológico”, disse Vera Lúcia Ruiz, psicóloga clínica e vice-presidente da associação.

Os agentes comunitários de saúde fazem parte do público-alvo como cuidadores e o objetivo é capacitá-los na área de oncologia. 

Para Nadia Silva, presidente da associação de agentes, a iniciativa representa uma transformação de comportamento. “É uma preparação, uma mudança de hábito, inclusive para conhecimento em outras patologias. Você aprende a ver a pessoa com outros olhos.”

O trabalho é resultado da parceria entre a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, e a Associação Ciranda Viva, de São Paulo.

Além das palestras, a iniciativa envolve atendimento gratuito constante aos pacientes com câncer, ex-pacientes, famílias e cuidadores.

O tratamento é proposto com base multidisciplinar e equipe de saúde especializada, com psicólogo, terapeuta e outros profissionais, que realizam terapia de grupo, com toque quântico e Reiki. O atendimento aos agentes é feito às quintas-feiras, às 9h.

Os pacientes são atendidos às 14 horas.


FONTE:  Gente & Mercado

Nenhum comentário: