Blog BIO ACS é vida.

GRUPO A CATEGORIA EM 1º LUGAR

Companheiros Participe do nosso Blog e Sejam Bem Vindos !

Total de Acessos em Nosso Blog BIO ACS é Vida.

COMUNICAÇÃO

COMUNICAÇÃO

ASSOCIAÇÃO


quarta-feira, 29 de junho de 2011

Agentes Comunitários de Saúde, comemoram 20 anos com ação preventiva.





Os Agentes Comunitários de Saúde reuniram-se para uma ação preventiva em comemoração aos 20 anos do trabalho deles no município de Codó-MA. No bairro São Francisco ofereceram lanches com comidas típicas do período junino.

Além disso, buscaram parceria com a Secretaria de Saúde para disponibilizar, entre outras coisas,  o teste de glicemia que dona Maria de Lourdes Duarte, atendendo à um pedido, apareceu para  fazer.

“Eu vim porque o agente de saúde veio me buscar (…) eu gosto demais, eu quero saber como está a saúde, é muito bom, viu, tem que saber”


CLÁUDIO PAZ ATENDEU

Filas se formaram no posto para marcar consultas de mamografia, e para realizar na hora exames ginecológicos como o que faz o diagnóstico do câncer do colo do útero.

O próprio secretário de saúde, o ginecologista Cláudio Paz, estava como médico realizando os exames. Paz elogiou a ação e disse que, desde a reinauguração, o posto do São Francisco  necessitava de tamanha movimentação para reaproxima-lo da comunidade.

A oferta dos preventivos foi  oportunidade para muita gente como dona  Maria Lina, de 62 anos,  que nunca havia feito algo do tipo por ter vergonha. Resolveu encarar o exame por orientação de um agente comunitário.

“VERGONHA DO QUÊ? Porque é muito difícil…MAS É BOM PREVENIR? É, por isso que eu to aqui hoje”, respondeu ao blog.


INFORMAÇÃO

Do lado de fora do posto eles usaram  o microfone para fazer algumas orientações.

“Orientando sobre as DST’s sobre os preventivos, como deve ser usado a camisinha, o diabético, o CA,  o aidético, então é aí que está o nosso trabalho”, explicou uma das  idealizadora do Arraial dos Agentes Comunitários do bairro São Francisco, Deuzuita Cordeiro Muniz.

Também esclareceram  à todos sobre a real função dos agentes comunitários de saúde.

Na opinião de José Filho Santos, apesar dos 20 anos de trabalho dentro da cidade, esta ainda é uma informação necessária.

“eles acham que a função do agente de saúde é levar remédio em casa e a nossa função é levar informação, fazer com que as pessoas se conscientizem de que devem procurar um médico, deve procurar o profissional de saúde pra que possa evitar um problema mais grave no futuro” disse Zé Filho

Chiquinho e Zito

PREFEITO PRESTIGIA


A secretaria também levou exame do glaucoma. O evento foi prestigiado pelo prefeito Zito Rolim que chegou ao local acompanhado do vereador, Chiquinho do Saae.


FONTE: Codó Notícias.

Nenhum comentário: