Blog BIO ACS é vida.

GRUPO A CATEGORIA EM 1º LUGAR

Companheiros Participe do nosso Blog e Sejam Bem Vindos !

Total de Acessos em Nosso Blog BIO ACS é Vida.

COMUNICAÇÃO

COMUNICAÇÃO

ASSOCIAÇÃO


quarta-feira, 16 de março de 2011

População se descuida e número de casos de dengue sobe 272% em Natal-RN.

Por Lamonier Araújo, especial para o DIARIODENATAL.COM.BR


"Natal se encontra em estado de alerta para uma possível epidemia de dengue". Essa foi a afirmação do coordenador do Programa Municipal de Controle da Dengue da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Alessandro Medeiros. Desde o mês de janeiro, já foram registrados em Natal mais de 550 casos de dengue, o que representa um aumento de 272% em relação ao mesmo período do ano passado. O dado apresentado pela Secretária Municipal de Saúde (SMS) através do Programa municipal de controle do dengue demonstra um risco eminente a um possível surto da doença na cidade. Apesar das diversas campanhas de conscientização e das ações desenvolvidas pela Prefeitura de Natal, alguns bairros ainda apresentam uma alta incidência do mosquito Aedes Aegypt, como Mãe Luiza (197,5), Bom Pastor (145,3) e Quintas (142,2).

Apesar do secretário Estadual de Saúde Pública, Domício Arruda ter afirmado que o Rio Grande do Norte vive uma epidemia de dengue, o coordenador do programa de controle do dengue em Natal, Alessandro Medeiros, esclarece que o fato ainda não ocorreu na cidade. Mesmo assim, a SMS assegura que esta tomando medidas cabíveis para que a epidemia não ocorra, como a ampliação das visitas domiciliares nas áreas com maior incidência da doença. Dentre eles estão os bairros de Mãe Luiza, Bom Pastor, Quintas, Cidade Alta, Nazaré, Candelária, Neopólis e Lagoa Nova.

Além disso, a SMS está convocando os proprietários das residências que se encontram fechadas, para que os agentes de saúde possam realizar visitas ao local. "Caso os proprietários não sejam localizados, teremos que utilizar de ordem judicial para entrar no prédio, situação que não ocorreu até o momento", afirmou Alessandro.

Apesar de não ser um das regiões com maior incidência da doença, o bairro do Tirol tem apresentado uma grande quantidade de mosquitos. Os profissionais que atuam nas antenas de transmissão instaladas na região estão apreensivos com a possibilidade de surto de dengue. Segundo informações de funcionários que trabalham no local, desde de dezembro de 2010 nenhum agente da Secretária Municipal de Saúde(SMS) realizou visita no local.



FONTE:  DN online


Nenhum comentário: