Blog BIO ACS é vida.

GRUPO A CATEGORIA EM 1º LUGAR

Companheiros Participe do nosso Blog e Sejam Bem Vindos !

Total de Acessos em Nosso Blog BIO ACS é Vida.

COMUNICAÇÃO

COMUNICAÇÃO

ASSOCIAÇÃO


quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Veneno contra Dengue Vencido em São Luiz-MA.

Ronaldo Rocha – Publicada hoje em O Estado
Agente de controle de endemias mostra produto com validade vencida



O inseticida usado por agentes de controle de endemias na prevenção e combate à dengue em São Luís foi entregue pela Prefeitura com a validade vencida. O produto que tem como ingrediente ativo a Alfacipermetrina, havia sido foi destinado aos agentes no mês de dezembro/2010, mas com a validade expirada em setembro de 2010. O pesticida, recomendado para o extermínio de insetos, não tem apresentado eficácia em seus resultados por causa do problema, afirmaram os agentes.
A denúncia foi feita  pela categoria no dia 14/01/2011,  durante reunião com representantes do setor jurídico do Sindicato dos Trabalhadores do Controle de Endemias do Estado do Maranhão (Sintracema), que tratou da possibilidade de decretação de greve em todo o estado a partir do próximo dia 22, quando será realizada uma assembléia geral na capital para a elaboração da pauta de reivindicações. Mais de 100 agentes participaram do encontro e apoiaram a realização do movimento grevista.

O advogado Marcos Vinicius Azevedo de Andrade, que defende os interesses da categoria, disse que a falta de condições adequadas de trabalho oferecidas aos agentes, aliada a inexistência de equipamentos de segurança e à ineficácia do inseticida disponibilizado pelo Poder Público, aumentam o risco de epidemia de dengue e de malária na capital. “A população precisa saber que os agentes não são os verdadeiros culpados pelo elevado número de dengue em São Luís. O problema está nas condições precárias em que eles atuam e na falta de estrutura adequada”, contou.
Um agente que preferiu não se identificar, afirmou que o inseticida, colocado em máquinas de uso manual para a borrifação intra-domiciliar de inseticida, foi disponibilizados à categoria já com a validade vencida. “Verificamos que o veneno não estava surtindo efeito, pois o mosquito continuava a sobreviver nos locais onde a gente colocava o veneno. O pó que nós depositamos em reservatórios de água, também estava fora de validade e não matava as larvas”, completou.
O inseticida Alfacipermetrina Fersol 200 SC é entregue aos agentes de controle de endemias em um frasco plástico dosador contendo 1 litro do produto. Em sua formulação consta a suspensão concentrada sem solventes aromáticos. Apresenta grande efeito de choque sobre a praga alvo e prolongado efeito residual sobre a superfície aplicada, devido sua formulação.


Advogado Marcos Vinicius mostra mascara inadequada para atividade dos agentes


Segundo Marcos Vinicius, por causa da falta de itens essenciais de segurança, o agente tem contato direto com o inseticida, o que tem provocado cegueira, problemas nos pulmões e na pele dos agentes de endemias. “Temos documentos, receituários médicos que comprovam isso. Há pelo menos 15 agentes com problemas de cegueira”, garantiu.

Nota – A assessoria de comunicação da Prefeitura de São Luís, afirmou que o processo de compra de materiais para o Programa Municipal de Combate a Dengue já foi licitado. Em nota, afirma que o inseticida utilizado é distribuído pelo Governo do Estado, afirmando que o material em circulação no momento tem validade até setembro de 2011. A Secretaria de Saúde do Estado (SES), no entanto, contestou a informação da Prefeitura, afirmando que o inseticida – enviado pelo Ministério da Saúde – é distribuído ao município de São Luís dentro do prazo de validade. Afirmou ainda que pode ter havido demora na entrega do produto aos agentes, expirando assim a data limite para o uso.

  Greve pode ser decretada em assembléia geral

Liderados pelo Sintracema, os agentes de controle de endemias agendaram para o dia 22 uma assembléia geral da categoria onde será discutida a possibilidade de greve em todo o estado, apesar da iminência de uma epidemia de dengue no estado, como alertou o Ministério da Saúde. O Ministério Público e o Ministério do Trabalho serão notificados a respeito do evento.


Inseticida em pó também está fora do prazo de validade


O objetivo dos agentes é dar início a greve 72 horas depois da realização da assembléia geral, com manifestações públicas na capital. A categoria exige melhorias nas condições de trabalho; fornecimento de equipamento de proteção individual; maior divulgação e condições de trabalho para combate da malária em São Luís; melhoria salarial; ajustamento de data de pagamento mensal; repasse do valor de vale transporte, valorização, gratificações por graduação, entre outras reivindicações. “Todas essas questões serão trabalhadas na assembléia. Depois, daremos início à greve”, garantiu o advogado.
A categoria pedirá explicações ao município de São Luís sobre o repasse de verbas federais que deveriam ter sido direcionadas aos agentes de endemias. “Os agentes têm direito a 12% do repasse do SUS (Sistema Único de Saúde), mas não recebem”, disse. “Não há fardamento nem bolsas para trabalho. Os últimos recebidos pela categoria foram entregues pela governadora Roseana Sarney”, completou o advogado.

 Dengue – O Ministério da Saúde informou que o Maranhão é um dos estados com risco muito alto de uma epidemia de dengue. Em 2010, ocorreram 6.386 casos no Maranhão, ou seja, houve um acréscimo de 2.446 contaminações em comparação a 2009, quando foram registrados 3.840 casos. O número de mortes por causa da doença subiu de três, em 2009, para quatro óbitos, no ano passado. Já os casos graves, que em 2009 foram contabilizados em 50, subiram para 185, em 2010.
Em São Luís, os números são ainda mais alarmantes. No ano passado, 2.783 casos foram registrados contra 344 em 2009. O acréscimo foi de 2.439 contaminações. Os casos graves passaram de 10 para 98 e as mortes provocadas pela dengue subiram de um para três óbitos, comparando-se os dois anos. A capital maranhense foi responsável pelo aumento de 97% dos casos de dengue no Maranhão.

Fotos: Biman Prado / O Estado do Maranhão

Nenhum comentário: