Blog BIO ACS é vida.

GRUPO A CATEGORIA EM 1º LUGAR

Companheiros Participe do nosso Blog e Sejam Bem Vindos !

Total de Acessos em Nosso Blog BIO ACS é Vida.

COMUNICAÇÃO

COMUNICAÇÃO

ASSOCIAÇÃO


sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Concurso para ACS e ACE em Goiânia-GO.



Re­a­li­za­ção de pro­ces­so se­le­ti­vo pa­ra con­tra­ta­ção de agen­tes de en­de­mi­as e agen­tes de sa­ú­de co­mu­ni­tá­ria, me­lho­ria do aten­di­men­to dos usu­á­rios do SUS e da re­gu­la­ção (en­ca­mi­nha­men­to do pa­ci­en­te pa­ra in­ter­na­ção) fo­ram pro­pos­tas dis­cu­ti­das ontem à tar­de, du­ran­te re­u­ni­ão en­tre o se­cre­tá­rio mu­ni­ci­pal de Sa­ú­de Eli­as Ras­si e me­sa di­re­to­ra do Con­se­lho Mu­ni­ci­pal de Sa­ú­de (CMS).

Com o en­con­tro, o se­cre­tá­rio pre­ten­de for­ta­le­cer o pa­pel do CMS na ges­tão da Se­cre­ta­ria Mu­ni­ci­pal de Sa­ú­de (SMS). No iní­cio da re­u­ni­ão, Ras­si, que já ocu­pou a pas­ta no pe­rí­o­do de 1997 a 2000, enu­me­rou pro­ble­mas que co­mu­men­te­men­te ocor­rem nas uni­da­des da re­de bá­si­ca, co­mo a fal­ta mé­di­cos plan­to­nis­tas, e a ne­ces­si­da­de de in­ter­ven­ção do con­se­lho pa­ra bus­ca de so­lu­ção efe­ti­va.

Por par­te dos mem­bros do CMS, o se­cre­tá­rio tam­bém ou­viu pe­di­dos pa­ra a cri­a­ção de se­cre­ta­ria exe­cu­ti­va do con­se­lho (com pos­se de três pro­fis­si­o­nais com cur­so su­pe­ri­or) e de li­be­ra­ção de ver­bas pa­ra ser­vi­ços de ur­gên­cia nas uni­da­des. O pre­si­den­te Ve­ne­ran­do Le­mes acre­di­ta que a bus­ca de par­ce­ria em be­ne­fí­cio da sa­ú­de pú­bli­ca de­ve­rá ser de mão du­pla en­tre a en­ti­da­de e a SMS.

“O con­se­lho é um es­pa­ço pri­vi­le­gi­a­do de dis­cus­são. De­se­jo que ha­ja for­ta­le­ci­men­to de su­as fun­ções nas áre­as de fis­ca­li­za­ção, de acon­se­lha­men­to e de le­gi­ti­mi­da­de às de­ci­sões, pa­ra vi­ven­ciar­mos pro­ces­so de ges­tão só­li­do e sus­ten­tá­vel”, diz Ras­si, que é mem­bro do Con­se­lho Na­ci­o­nal de Sa­ú­de. (Da Redação)

Nenhum comentário: