Blog BIO ACS é vida.

GRUPO A CATEGORIA EM 1º LUGAR

Companheiros Participe do nosso Blog e Sejam Bem Vindos !

Total de Acessos em Nosso Blog BIO ACS é Vida.

COMUNICAÇÃO

COMUNICAÇÃO

ASSOCIAÇÃO


terça-feira, 2 de novembro de 2010

Agentes de Saúde usados para "tapa furo" em recepção de Hospital em Estância Velha-RS.

AGENTES DE SAÚDE

Um flagrante preocupante reaviva a situação da Saúde no município. Depois do atraso salarial, depois do panelaço em frente à Prefeitura, depois das denúncias de perseguição política, depois da sabatina dos vereadores contra a secretária de Saúde, eis que, nessa semana, dois agentes de saúde do bairro Bela Vista foram vistos trabalhando na recepção do Hospital Getúlio Vargas.

MOTIVOS

O que tem de errado nisso? Primeiro: a lei não permite que os agentes sejam desviados de função. Segundo: existe a flagrante defasagem das equipes de saúde no município. Das oito equipes, apenas quatro estão funcionando, o que pode implicar em multa e perda de benefícios ao município.

ESCLARECE

Maria José Spengler, responsável Departamento de Controle e Serviços de Saúde, esclareceu que os dois agentes de saúde estão na função por tempo determinado. Ela alega que dois recepcionistas do Hospital tiraram atestado por dez dias e para não fechar a recepção, os agentes foram chamados para “tapar o furo”. Maria José explica que a prática é comum, sendo que não raras vezes os agentes de saúde auxiliam nas recepções dos postos de saúde. “Isso acontece há muitos anos”, frisou.



ISSO JÁ É DEMAIS COMPANHEIROS PARA NOSSA CATEGORIA !

UM ABRAÇO  FORTE.

2 comentários:

Anônimo disse...

ACSESG-AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE EM SERVIÇOS GERAIS, ENTÃO ELES NÃO SÃO MAIS VISTOS COMO ACS POR QUE O NOSSO PERFIL NÃO É ESTE.

conceiçãõ disse...

não e correto o desvio de função, mas aqui não temos poder nenhum apenas visitar, apaziguar (defender as falhas) tipo a marcaçao de consulta na undade e de uma vez por mes e nao avisão quando vai ser isso e irritante (aqui somos pacs) e a enfermeira nao tem poder na unidade.os pacientes vem ao posto pra saber a data do agendamento e so fica sabendo se ja tem data depois vem pra marcar(os pacientes tambem estao irritados.eu ate gosto quando tenho atividade como trabalhar na vacina,orietaçoes de dengue.contar animais etc.aqui o pior e muita papelada e nao tem lugar pra fazer. nao pode levar pra rua e quando chegamos na unidade temos que fazer evoluçao ficha a ,b c, dengue. aii isso e um desabafo.e se tirarmos dia pra fazer falta produçaõ.