Blog BIO ACS é vida.

GRUPO A CATEGORIA EM 1º LUGAR

Companheiros Participe do nosso Blog e Sejam Bem Vindos !

Total de Acessos em Nosso Blog BIO ACS é Vida.

COMUNICAÇÃO

COMUNICAÇÃO

ASSOCIAÇÃO


quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Unificação dos ACS e ACE de todo Brasil.

Companheiros tive informação de uma  fonte, o qual ainda não estou com documento em mãos,

Quer no Congresso que ouve em Minas Gerias, da
CONASS - Conselho Nacional de Secretários de Saúde e a
CONASEM - Conselho nacional de Secretárias municípais de Saúde, que
O Projeto Piloto foi Unificar os ACS e ACE.

O QUER ISSO QUER DIZER ? Que vamos ser uma só Classe e vamos todos ser regido pela Atenção Básica e vamos desempenha a mesmas função.

EXEMPLO: Os ACS, vão também fazer o controle da Dengue,
                      Rato,Escopião e ETC.,  Como era antigamente.
                     
                     Os ACE, vão ter micro área, vão fazer visita
                     domiciliares no controle de Hipertenção,
                     Diabetes,Gestantes,Acamado e ETC.


Vamos fica de olhos abertos, se isso realmente é o melhor para todos nós, Porque com certeza vamos ter mais atribuições, isso quer dizer que vamos trabalhar mais.


Qualquer novidade eu publico, e se vc tiver sabendo algunha coisa sobre isso, me envie por gentileza.

um abraço forte para todos.

4 comentários:

Priscila Miranda disse...

Oi, colega! pelo q sei a portaria 1007 de 4 de maio de 2010 define tudo sobre essa integração. Sou de Minas e aqui em BH ja foi implantado pelo q sei. Trabalho em Itabira e la até agora é só boato. O fato é que pelo que li na portaria não serão todos os ace's integrados. O propósito dessa integração é fazer com que a comunicação entre acs e ace sejam mais freqüentes fazendo assim com que o serviço flua com mais qualidade. exemplo: o acs fazendo sua visita entra em uma casa que tem criadouros de dengue por todos os lados. Com o ace trabalhando no psf fica mais fácil a comunicação para q o ace vá fazer o tratamento focal. Da mesma forma qnd um ace visitar uma casa e deparar com um morador doente e sem poder ir ao psf, passaria imediatamente a notificação pro acs. Volto a afirmar que isso foi minha interpretação da portaria. Também diz lá q o estado receberá uma verba boa do governo federal com essa integração. art 3: O valor dos valores financeiros para as equipes de Saúde da Família que tiverem ACE incorporados corresponde a uma parcela extra-anual di incentivo mensaldestas equipes de saúde da família. Em PE será de 1.0336000,00 em MG 3.340.800,00 Repito q não são todos dos ace's integrados e sim uma pequena porcentagem. O que tenho incentivado os colegas aqui é de ficarem atentos ao seguinte: na portaria diz que o ace inserido tem q ter conhecimento territorial da área onde vai atuar. E pelo q entendi o município não pode obrigar o ace a ser integrado, ele tem que querer e tb não pode contratar novos, pois não conheceriam a área. Tenho incentivado os colegas a ficarem alerta, pois se vão receber a mais para fazerem a integração, então podem investir melhor nos trabalhadores que participarão dela. É uma ótima oportunidade do ace cobrar melhores condições de trabalho. Espero que tenha ajudado, abraços da ace Priscila!

Priscila Miranda disse...

http://www.brasilsus.com.br/legislacoes/gm/103937-1007

Priscila Miranda disse...

Conversei agora pouco com um colega acs de PEREIRA BARRETO, São Paulo e ele disse que lá ja ta sendo implantado. Que vão colocar um ace em kda psf e os ace's vão fazer as visitas familiares da dengue. O ace implantado vai trabalhar só com terrenos baldios e casas sem moradores. Os outros ace's q não forem iterados vão trabalhar com vetores. Os acs vão ter q dar conta da produção mensal deles + a dos ace. complicado né?

formiguinha disse...

Nossa então isto já é antigo eim, aqui tao querendo implantar agora o seguinte o Acs vai fazer o trabalho dos Ace, nao acho que isto esteja correto visto que já temos varias atribuições e jogam CD vez mais serviços para nos.